sexta-feira, 10 de julho de 2009

VIVA A PIZZAAAAAAA!!!!...



Dia 10 de julho é o Dia da Pizza, em São Paulo.


Comemorada quase todos os dias (1 milhão de pizzas sâo consumidas diariamente na cidade), nesta data, o prato mais pedido pelos paulistanos tem um gostinho especial.
(Laura Lopes)

A famosa pizza marguerita, da Speranza. Receita aprovada pelos paulistanos. São Paulo gaba-se de ter a melhor pizza do planeta – até mesmo melhor do que a da Itália, de onde a redonda partiu para ganhar o mundo. Por isso, ela ganhou até um dia especial na cidade: 10 de julho é Dia da Pizza, comemorado com exaustão pelos paulistanos durante o ano todo, mas de um jeitinho mais carinhoso nessa data. A comemoração foi criada em 1985, pela Secretaria de Turismo, que organizou o "I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo". No dia 10, o evento foi encerrado e a data, oficializada.

Na cidade que tem 1.200 pizzarias, 2.000 disk pizzas e consome 1 milhão de pizzas por dia, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, o prato já ganhou até formato quadrado, de metro, frita, com sabores curiosos, misturas ousadas e bordas recheadas. Mas, inevitável, as combinações tradicionais é que são as mais pedidas. ÉPOCA perguntou para quem mais entende de cozinha em São Paulo – chefs e especialistas que moram na cidade – qual é seu sabor predileto. O favorito foi a marguerita, combinação simples e harmoniosa de mussarela, molho de tomate (ou só tomate) e manjericão.

Segundo Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó, a marguerita é "insuperável!!". O sabor também conquistou chefs estrangeiros, como o francês Laurent Hervé, do restaurante Eau. Em sua terra natal, ele prefere a cobertura de presunto Pata Negra e alcachofra, muito comum na França. Trazida a São Paulo no fim da década de 50 por Francesco e Speranza Tarallo – fundadores da pizzaria Speranza – a cobertura é genuinamente italiana.
Segundo os netos do casal, que tocam o restaurante, o sabor foi criado em homenagem à Rainha Margherita, da Itália, no século 19. Reza a lenda que ela estaria entediada e sentiu vontade de comer algo diferente. Seu mestre-cuca criou uma pizza com as cores da bandeira da Itália – branco, verde e vermelho – para agradar à majestade. Agradou aos paulistanos.

Nenhum comentário: