sábado, 11 de julho de 2009

É o caso do "Furto Famélico"!...


Documentário retrata princípio da bagatela e prisões.
Por Fabiana Schiavon

A polêmica da aplicação, ou não, do princípio da insignificância é tema central do documentário Bagatela, dirigido por Clara Ramos. A produção será exibida na segunda-feira (13/7), às 21h, no CineSesc, em São Paulo. A entrada é gratuita.

A ideia do tema surgiu a partir do trabalho da advogada Sonia Drigo, que decidiu se dedicar a este tipo de causa, gratuitamente. Clara conheceu o projeto de Sonia durante a gravação do extinto programa Saca Rolha, exibido na Rede 21, onde ela trabalhava, como produtora, em 2005. “Ouvindo a história de duas mulheres presas por pequenos furtos, fiquei interessada em aprofundar o tema”, explica Clara. Com o filme, a diretora tem, como objetivo maior, provocar a reflexão da sociedade sobre esses casos.

Com muita determinação em conseguir autorizações para entrar na Penitenciária Feminina de Santana e no Centro de Atendimento Médico e Psicológico, Clara conseguiu as histórias para seu documentário. Maria Aparecida, que tem problemas mentais, foi presa e torturada na prisão, onde ficou por um ano, por furtar potes de xampu e condicionador. Já Sueli, foi condenada por um queijo e duas bolachas e ficou dois anos encarcerada.

Atendidas pela advogada Sonia Drigo, gratuitamente, as duas mulheres já foram liberadas. “Acabou de sair a decisão definitiva pelo Superior Tribunal de Justiça confirmando a decisão final”, explica Clara.

O documentário, também, retrata a história de Vânia, uma dependente química que está presa pela décima vez, por um pequeno furto. Nele, a advogada fala sobre seu trabalho com detentas nessa situação.

Segundo a diretora, o objetivo do roteiro é criar um mosaico de opiniões para que o próprio telespectador tire a sua conclusão. “Não quero levantar nenhuma bandeira para o tema, por isso ouvimos especialistas que eram totalmente contra o princípio de bagatela”, explica.

A produção procurou juízes, defensores públicos e o Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária. Clara tentou ainda ouvir a opinião de comerciantes, que acabaram não participando do documentário.

O filme foi produzido com recursos do projeto DOCTV, promovido pela Secretaria do Audiovisual e da TV Cultura, que exibirá o filme em 2010.

Serviço
Data: 13/7, segunda-feira, às 21h30
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075
Valor: Gratuito

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite meu nome Maria Rita Matos De Oliveira,moro em Uberaba MG.Tenho Um sobrinho,Dependente quimico,Que apesar do vicio E uma Pessoa humilde e carinhoso.Porem passou a furtatar e ja foi preso algumas vezes inclusive hoje outra vez.Gostaria de poder ajudalo apesar de sermos pobres.Porem sei que Ele tem direitos.Ele sofre e faz todos nos sofrermos,como interna-lo involuntario?pois acho que e dever do estado tratar dos dependentes.Adorei sua materia por isto peço,por favor me ajude a ajudar minha irma.O que fazer numa cituaçao como esta?Desde ja agradeço um abaço por abraçar uma causa desta.