quinta-feira, 9 de julho de 2009

DEFENSOR PÚBLICO para quem precisa: JUSTIÇA PARA TODOS!




Em Cuiabá, Defensoria Pública entrega certidões de nascimento a detentas.

RODRIGO AMORIM-Assessoria/Defensoria Pública.


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso entregou, nesta quinta (25), dezenas de certidões de nascimento a detentas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A Instituição integra o Expresso da Saúde, que levou às reeducandas atendimento odontológico, ginecológico e pediatra, além de corte de cabelo, palestras e vídeos educativos. A Sala da Mulher e Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa, juntamente com a Unimed, o supermercado Modelo e a Farmácia Biológica também fazem parte da ação.

Os documentos foram entregues pelo defensor Público Geral Djalma Sabo Mendes Júnior e pela procuradora Danielle Vilas Boas Biancardini, que é coordenadora de Relações Institucionais e Acesso à Cidadania da Defensoria Pública. Com a certidão de nascimento, as presas podem fazer outros documentos importantes que possibilitam abrir conta em banco e fazer carteira de trabalho, por exemplo.

Muitas reeducandas deixam de participar de projetos na unidade prisional, como o “Nova Chance”, por falta de documentação. Esse programa prevê construção de casas populares com o uso de mão de obra dos reeducandos e busca a qualificação profissional do condenado. Para cada três dias de trabalho desenvolvido, o preso tem um dia de reclusão abatido de sua pena.

A detenta Mariana Arruda de Almeida recebeu com alegria a certidão de nascimento e agora pretende providenciar mais documentos para participar de projetos na unidade prisional.

O Defensor Público Geral destacou o papel da instituição, que é garantir pleno acesso à justiça e cidadania às pessoas carentes, e também ouviu sugestões das reenducandas para aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos. “Estamos sempre buscando melhorar cada vez mais os serviços prestados pela Defensoria Pública de Mato Grosso”, explicou.

As certidões de nascimento foram solicitadas durante a Ação Cidadania realizada no mês de março na Penitenciária. Em breve, também serão entregues os documentos de identidade.

Nenhum comentário: