sexta-feira, 10 de julho de 2009

A COPA É NOSSA!...

Copa de 2014 pode tornar Mato Grosso em referência de turismo mundial, diz Nassif.

Redação 24 Horas News

O terceiro e último dia da Expo-Ecos 2009 foi marcado por uma das palestras mais esperadas de todo o evento. Um público antenado de empresários dos segmentos supermercadista, atacadista e distribuidor assistiu praticamente a uma aula sobre economia brasileira, ministrada pelo jornalista econômico Luis Nassif. No entanto, ele não deixou de citar o crescimento que o Estado terá com a vinda da Copa do Mundo de 2014 Fifa Brasil para Cuiabá, o que poderá, inclusive, transformar Mato Grosso referência de turismo mundial.

A partir do tema "Brasil e a saída da crise" o palestrante iniciou falando das janelas de oportunidades de desenvolvimento que o país perdeu ao longo da história, desde a Proclamação da República, em 1889, depois nas décadas de 60 , 70 e 90, ao passar por fatos e personagens políticos que fizeram parte dessa trajetória. "O ritmo de vida de um país é muito mais lento que o nosso ritmo de vida, no entanto, depois de tantos erros, o Brasil está na bica de se transformar numa grande nação mundial", afirmou.

Na visão do jornalista, o Brasil é o país central quando o assunto é sustentabilidade e produção de alimentos, e suas gerações já se adaptam a esta maneira de agir e pensar, causando mudanças de valores no modo de vida da sociedade, que também 'batem a porta' das empresas. “O perfil do colaborador que o empresariado busca hoje é aquele que sabe percorrer e relacionar em todas as direções, que é solidário, combate o desperdício e preserva o meio ambiente”, destacou Nassif.

Segundo ele, com as transformações econômicas ao longo dos séculos, o Brasil deixa de ser um país do litoral e se consolida como o país do interior. “Com essa nova identidade que vem sendo impressa as gerações futuras, Mato Grosso se lança como a região pioneira que o país passará a viver, justamente em razão do seu dinamismo”, projetou o jornalista econômico.

Nassif lembrou ainda a gestão e o movimento pela qualidade como fatores portadores do futuro. "Hoje temos algumas das empresas mais bem administradas do mundo, tudo isso graças ao modelo de gestão adotado, ao uso inteligente de ferramentas de qualidade e indicadores, sem falar que hoje, com a internet, blogs e sites, as informações chegam em todo o lugar e fluem de todas as partes".

Ao final, o palestrante enalteceu que gradativamente o Brasil encontra seu rumo. "Mesmo com todos os problemas enfrentados o país está saindo das armadilhas das taxas de juros, que devem cair ainda mais. Além disso, a redução de impostos e o investimento em iniciativas que aumentem a produtividade deverão ser intensificadas para melhorar ainda mais", reafirmou.

COPA 2014

Na opinião de Luis Nassif, o fato de Mato Grosso ser uma das subsedes da Copa de 2014 pode tornar o Estado referência de turismo mundial, basta apenas fazer o trabalho corretamente. "A palavra de hoje no mundo é meio ambiente e Mato Grosso deve se preparar muito bem. Um conselho que dou é começar a treinar e preparar o turismo com uma estrutura internacional que continuará depois da Copa, com guia que fala inglês, cuidados com o meio ambiente. Isso é uma cultura e pelo que sei já se espalha por Mato Grosso", reconheceu.

Conforme o jornalista econômico, é muito importante para o Estado fiscalizar a aprovação de leis que não atropelem as normas ambientais. "Mato Grosso vai se expandir, vai ficar mais populoso, então temos uma pressão de grupos imobiliários, que deve ser contida, visto que lugares que o Estado e Prefeitura largaram mão desse controle têm muita devastação. Aqui deve ser entendido o meio ambiente não só como um fator de responsabilidade ambiental, mas como um fator econômico dos mais relevantes. E se a escolha for um centro de turismo internacional, o meio ambiente tem de estar acima de interesses específicos", alertou.

Para ele, com a gana que se tem hoje de turismo natural, basta Mato Grosso mostrar suas belezas para despertar interesse na hora. "Tem que casar essa questão da natureza, meio selvagem com infraestrutura. Importante que Mato Grosso tem um governador com mente empresarial e isso deve ajudar muito", conclui Nassif.

O encontro com Luis Nassif aconteceu na quinta-feira (09.07), durante a 29ª Exposição e Encontro do Centro-Oeste de Supermercados (Expo-Ecos 2009), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT. Confira a cobertura completa do evento no site: www.expoecos.com.br

Nenhum comentário: