sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vem aí o Maior Casamento Comunitário do Brasil!...


Começam os preparativos para o Casamento Comunitário.

24 Horas News

Em Cuiabá, já iniciaram os preparativos para a cerimônia do maior Casamento Comunitário do país. Nesta quinta-feira (09.07), as equipes que irão trabalhar no dia do evento foram até o Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá/MT, local do casamento, para definir os detalhes. Mais de 360 pessoas participarão da organização do evento, desempenhando funções diversas, tais como: recepção e encaminhamento dos noivos às mesas de assinatura, acomodação nas cadeiras e arquibancadas, auxílio nos cenários fotográficos, distribuição de água, entre outras funções.

A expectativa é que no dia da cerimônia o Ginásio Aecim Tocantins receba um público superior a 11 mil pessoas. Só de noivos são mais de 8.400 pessoas (4.200 casais). Para que nada dê errado, dentro do cronograma estabelecido, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) ainda vai realizar outras reuniões como a desta quinta-feira com os voluntários.

“Temos que repassar todo o cronograma do dia do evento, desde a hora da chegada dos noivos,m até o encerramento da cerimônia. É um público muito grande e isso exige disciplina e organização. Não queremos tumultos e nem atrasos. É um dia de festa, para comemorar, por isso estamos nos empenhando para que tudo seja perfeito”, afirmou a secretária-adjunta de Cidadania da Setecs, Vanessa Rosin, que organizou a reunião com os voluntários.

Depois de receber as instruções, as equipes foram percorrer o espaço do Ginásio para identificar e reconhecer os locais onde trabalharão. “A idéia é que todos já cheguem aqui, no dia do evento, sabendo o que vão fazer e onde devem ir, para que não haja tumulto”, explicou Rosin.

A cerimônia do casamento está marcada para o dia 25 de julho, às 16h, porém os noivos deverão chegar antes, a partir das 13h, para dar tempo de assinar os documentos antes do início do evento. Como forma de agilizar esse processo, 120 mesas serão montadas do lado externo do Ginásio, divididas por ordem alfabética, para que os casais não se percam e saibam onde assinar a certidão.

Depois disso, eles serão encaminhados às cadeiras e arquibancadas, para se acomodarem até o início da cerimônia. Quem desejar poderá fazer uma foto nos cenários montados especialmente para o casamento. São 30 cenários ao todo, cada um com um bolo cenográfico, buquê de flor para a noiva e decoração especial. Em cada espaço deste haverá um fotógrafo uniformizado e identificado para fazer a foto, que depois será entregue gratuitamente aos noivos como lembrança do casamento.

Os noivos terão ainda tapete vermelho e um repertório musical especial. Após a celebração do casamento pela juíza de paz haverá um culto ecumênico. “Lembramos que esse é um casamento no civil, não é um casamento religioso, cada um poderá celebrar o casamento na igreja que desejar”, destacou Vanessa Rosin.

O RankBrasil – livro dos recordes brasileiros estará pela segunda vez em Mato Grosso para registrar o recorde. Em 2007, o Governo promoveu a união de 2.511 casais, isto garantiu, ao Estado, o primeiro lugar no ranking de realizações de casamentos coletivos. O Casamento Comunitário de 2009 vai quebrar o próprio recorde do Governo.


Realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Setecs, o Casamento Comunitário conta com a parceria de diversas instituições: Tribunal de Justiça/Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Unirondon, Lions, Rotary, Maçonaria, as igrejas em geral, lideranças comunitárias representadas pela Ucam, Ucamb e Univab, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e várias secretarias de Estado.

Nenhum comentário: