quarta-feira, 29 de julho de 2009

DEFENSOR PÚBLICO para quem precisa: JUSTIÇA PARA TODOS!

Família vai à justiça para conseguir cirurgia para filha de sete anos.
Redação site TVCA Assista ao Vídeo.


Uma criança de sete anos com tumor na cabeça deve ser operada amanhã em Cuiabá. O procedimento só será possível depois que a família recorreu à justiça. Caso o procedimento não seja realizado, o secretário de saúde do estado pode ser preso.

Há 25 dias a mãe acompanha o sofrimento da filha. É no Pronto Socorro municipal de Cuiabá que Eva Vitória dos Santos (7) está internada desde o dia três de julho. A mãe conta que foram várias visitas ao médico até ser feito o diagnóstico de tumor cerebral. O tumor precisa ser resolvido com um urgência em um hospital que faça cirurgia de alta complexidade. Logo que foi internada a menina passou por uma cirurgia para colocar um dreno na cabeça.

"Eu estou na batalha, correndo atrás de vaga de hospital e não tem pra ela. Até hoje eu não consegui", disse a mãe, Clarice dos Santos. A criança está com o lado direito do corpo parado, sente dor de cabeça, enjoo e dificuldades para respirar e comer, contou a mãe.

No dia 17 de julho a família procurou a Defensoria Pública. No mesmo dia o juiz Sebastião Barbosa Faria acatou o pedido e determinou que a Secretaria Estadual de Saúde consiga vaga em um hospital público ou particular. Por causa da demora, no dia 23 de julho o juiz reiterou a liminar e deu um prazo máximo.

"Já foi estabelecida uma multa de R$ 5 mil diária pelo descumprimento, bem como o pedido de prisão também do secretário de Estado", disse a defensora pública, Cleide Nascimento.

O diretor de um hospital particular que vai fazer a cirurgia em Eva, disse que só agora foi procurado pela Secretaria de Saúde. "Foi feito o pedido ontem, a cirurgia será feita amanhã, foi reservado, amanhã cedo você pode vir aqui que ela estará sendo operada", disse o doutor Gabriel Novis Neves.

"A gente poderia já ter um hospital com isso tudo preparado e não fazer uma coisa dessas. O médico falou que todo mês está tendo um caso desse", disse dona Clarice dos Santos, mãe de Eva.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde do Estado informou que cumpre todas as liminares, mas que é preciso um tempo para viabilizar os recursos.

Nenhum comentário: