sexta-feira, 10 de julho de 2009

DEFENSOR PÚBLICO para quem precisa: JUSTIÇA PARA TODOS!

Mato Grosso: Implantação de Contadoria gera eficiência e celeridade na discussão de valores

Visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos assistidos, a Defensoria Pública de Mato Grosso implantou uma Contadoria, que vai auxiliar os Defensores Públicos que necessitam de pareceres contábil, financeiro ou econômico nos processos judiciais. Nas ações cíveis de cobrança, monitória, busca e apreensão, execução de alimentos e cumprimento de sentenças tem sido essencial o auxílio de um contador.

De acordo com o contador Flávio Taques, responsável pela Contadoria, as perícias são importantes ferramentas para identificar abusos num caso de cobrança indevida e atualização de valores de índices econômicos (INPC–IBGE, Selic, IGP-M (FGV), UFIR, por exemplo), entre outras situações em que há necessidade de um profissional de contabilidade.

“Além de mais celeridade, o Defensor Público contará com o parecer que será usado na fundamentação do processo, contribuindo para que também não ocorram equívocos que possam prejudicar os assistidos”, argumenta Flávio Taques.

De março de 2008 a julho deste ano, os Defensores Públicos dos núcleos de Atendimento ao Público, Cível, do Consumidor e do projeto Balcão da Cidadania prestaram assistência jurídica em aproximadamente 170 ações cíveis relacionadas à discussão de valores.
O serviço de Contadoria era um anseio dos defensores cíveis de Cuiabá e transformou-se em realidade após a proposta de sua instalação pelas Defensoras Públicas Elianeth Glaúcia de Oliveira e Danielle Dorilêo, pleito que foi prontamente atendido pelo Defensor Público-Geral Djalma Sabo Mendes Júnior.

“A Contadoria está funcionando no Núcleo de Atendimento ao Público, Conciliação e Propositura de Iniciais, atendendo também outros núcleos da Defensoria localizados na Capital. A ideia é expandir esse serviço para toda a Instituição”, explica o Defensor Público–Geral


Veículo: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Estado: MT

Nenhum comentário: