quinta-feira, 9 de julho de 2009

DEUSES GREGOS.


Introdução

Os gregos acreditavam que os deuses haviam escolhido o Monte Olimpo, numa região conhecida por Tessália, como seu lar. No Olimpo, os deuses formavam uma sociedade que era classificada quanto à autoridade e poder. Entretanto, os deuses tinham liberdade para vagar livremente, e deuses individuais eram associados a três domínios principais - o céu ou paraíso, o mar e a terra.

Os doze deuses chefes, usualmente chamados de olimpianos eram Zeus, Hera, Hefestos, Atena, Apolo, Artêmis, Ares, Afrodite, Héstia, Hermes, Deméter e Posêidon.
Zeus era o chefe dos deuses, e o pai espiritual dos deuses e das pessoas.
Hera, sua esposa, era a rainha do paraíso e a guardiã do casamento.
Outros deuses eram associados ao paraíso, como: Hefésto, deus do fogo e das artes manuais; Atena, deusa da sabedoria e da guerra; Apolo, deus da luz, da poesia e da música;
Ártemis, deusa da caça;
Ares, deus da guerra; Afrodite, deusa do amor;
Héstia, deusa do coração e da chama sagrada;
Hermes, mensageiro dos deuses e senhor das ciências e das invenções.
Posêidon era o senhor do mar que, junto com sua esposa
Anfitrite, originou um grupo de deuses do mar menos importantes, como as nereidas e Tritão. Deméter, a deusa da agricultura, era associada com a terra.
Hades, um deus importante mas que geralmente não era considerado um olimpiano, governava o mundo subterrâneo, onde ele vivia com sua esposa Perséfone. O mundo subterrâneo era um lugar escuro e triste, localizado no centro da terra. Era povoado pelos espíritos das pessoas que morriam. Dionísio, deus do vinho e do prazer, estava entre os deuses mais populares. Os gregos devotavam muitos festivais para este deus, em algumas regiões ele se tornou tão importante quanto Zeus. Ele freqüentemente era acompanhado por um exército de deuses fantásticos, incluindo centauros e ninfas.
Centauros tinham a cabeça e o torso humanos e o corpo de cavalo. As belas e charmosas ninfas assombravam os bosques e florestas.

Um comentário:

H.SS disse...

AMIGA SEM COMENTARIOS...ESTOU VOLTANDO 50 ANOS ATRAS...ESTOU ATÉ SUSPIRANDO...AS VEZES CHEGO A PENSAR QUE EU JÁ TIVE MUITAS VIDAS.
TENHO LIVROS SOBRE OS RAMISES...COISAS DE EGITO.PIRÃMIDES TAMBEM ME FASCINAM...QUANDO PASSO NUM "SEBO" TRATO LOGO DE ADQUIRIR...BEM SÃO COISAS DE UMA CRIANÇA QUE SE RECUSA A MORRER DENTRO DE MIM APESAR DOS 57 ANOS PODE ?????