terça-feira, 14 de julho de 2009

Vamos conhecer um pouco do Peru?....


Monumentos da cidade peruana de Cusco encantam integrantes da Irasa.

De Cusco - Marcos Coutinho

A Plaza de Armas, a Catedral de Cusco, Mosteiros, iglesias, prédios históricos e o povo de Cusco, cidade peruana fundada em 1534, deixaram "encantados" os membros da missão Irasa (Intercambio Rotário da Amizade Sul-americana), iniciada no último dia 6, a partir de Cuiabá, em parceira com o Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Para muitos rotarianos e não rotarianos, Cusco encanta em todos os aspectos, sobretudo por seus prédios, museus, estátuas, praças e igrejas de quase 500 anos de história. E não é para menos. Apesar de ser "fundada" pelos espanhóis, Cusco é considerada a cidade mais antiga das Américas.

São mais de 3000 anos de antiguidade que respaldam Cusco para ser considerada como a cidade vigente mais antíga da América. Cusco, e sua diversidade cultural e geográfica, através dos anos, e um centro histórico de estudos com enfoque turístico mais importante do Peru.

As opiniões divergem quanto aos primeiros moradores. Alguns afirmam que foi o povo de Marcavalle, das tribos de Sawasiras, Antasayas e Wallas, que ocuparam a região primeiro. Outros se baseiam na mitologia Inca, que confere a Manko Qhapaq y Pachakuteq a fundação da cidade.

"Está sendo muito fantástico, conhecer as pessoas, a cultura a história. A gente fica impressionada", declarou Rosana Logrado, executiva de vendas do jornal A Tribuna de Rondonópolis.

"Achei Cusco uma cidade muito bonita, costumes diferentes; a Plaza das Armas e muito bonita, com suas flores e monumentos extraordinários e bonitos, além da comida típica, que estava muito deliciosa", avalia Luci Emilia Grzybowski de Oliveira, farmacêutica do Hospital Universitário Julio Muller.

"Cusco, para mim, é uma cidade extramente turística e que vem diretamente em sintonia com as maravilhas de Machu Picchu. Acolhedora quanto hospitaleira. Uma coisa é nos lermos a história e a outra e presenciar. É uma maravilha conhecer cidades como Cusco e Machu Picchu", afirma Hussein Nabih Daude, cuja formação é administração de empresas e é funcionário graduado do Banco do Brasil.

Nenhum comentário: