sábado, 11 de julho de 2009

DEFENSOR PÚBLICO para quem precisa: JUSTIÇA PARA TODOS!


Defensores Públicos têm segunda diretriz mais votada na 1ª Conseg/1a. Conferência Nacional de Segurança Pública.

A proposta dos defensores públicos foi a segunda mais votada entre os participantes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), organizada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) em convênio com o Ministério da Justiça. A diretriz "Promover a cultura de paz, ampliando o acesso à justiça com o fortalecimento das Defensorias Públicas" obteve 151 votos, sendo superada apenas, pela também justa, demanda de valorização dos profissionais da área de segurança.

Na mesma linha de repúdio ao discurso punitivo, constarão do texto final as seguintes diretrizes: 1) Minimizar o uso da prisão e maximizar o uso das medidas alternativas; 2) Reinserir o egresso na sociedade, garantindo-lhe acesso a emprego e renda; 3) Efetivar a atenção integral à saúde dos presos e profissionais do sistema e da assistência jurídica, por meio da Defensoria Pública.

Para o defensor público Daniel Nicory, que participou do evento, há um "sentimento unânime de que a segurança pública não é apenas uma questão de polícia", e de que é necessário "um trabalho profundo de prevenção e resolução amigável dos conflitos".

Além de Daniel Nicory, o evento contou com a participação dos defensores públicos Maria Auxiliadora Teixeira, Jorge Lima, Gilmar Bittencourt, Rafson Ximenes, Paula Emanuella, Fabíola Pacheco, Soraia Ramos Lima, Vitória Beltrão e Cynara Fernandes.


Veículo: Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia
Estado: BA

Nenhum comentário: