terça-feira, 14 de julho de 2009

Mais notícias do Peru!...



Irasa conhece Ilhas Flutuantes do lago Titicaca pelo lado peruano.

De Puno, Peru - Marcos Coutinho

Os integrantes da missão Irasa (Intercambio Rotario da Amizade Sul-americana) encerram há pouco um tour pelas Ilhas Flutuantes do lago Titicaca, no lado peruano, e, como em outras ocasiões, não contiveram suas emocões e extâse.

"Confesso que fiquei muito emocionada com a alegria e a simplicidade daquelas pessoas, que nos receberam com carinho. Senti que eles são felizes, mesmo vivendo em condições tão adversas", declarou Sibele Sanches Santiago e Sá.

Para Sibele Sá, o modo de vida dos aymaras é enigmático e misterioso, pois continuam preservando, de forma inacreditável, sua cultura. "Mesmo morando ao lado da modernidade (as ilhas ficam na cidade de Puno, Peru), os nativos mantém seus hábitos e laços fortes com seus costumes históricos e suas raizes", enfatiza Sibele, fonoaudiologa de formação.

Lucy Sanches Santiago, pedagaga, professora de educação física e empresária do ramo de avicultura, se diz impressiona com a forma pela qual se adaptaram os nativos que vivem nas ilhas flutuantes do lado peruano do Titicaca.

"Apesar de os nativos terem sido expulsos de suas terras, em guerras e conflitos, eles se adaptaram sobre um lago com suas famílias, onde construiram suas casas e onde são felizes. Ou seja: superaram imensas dificuldades e são homens, mulheres e crianças felizes e sadias, ainda mantendo seus costumes e tradições", acrescenta Lucy Santiago, que integra a missãoo Irasa, apesar de ser do Paraná.

Mais informações em instantes

Nenhum comentário: