sexta-feira, 7 de novembro de 2008

...e por falar em Cultura!...


MT tem dois estudantes na final da olimpíada nacional.


ALINE CHAGASDa Reportagem


Mato Grosso tem dois finalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa do Ministério da Educação. Manoel Felipe Tavares da Silva, de Peixoto de Azevedo (distante cerca de 690 quilômetros de Cuiabá), e Lucas Gustavo Gomes Silva, de Novo São Joaquim (500 quilômetros da Capital) deixaram milhões de inscritos para trás e conquistaram, no começo desta semana, um lugar na oficina de Língua Portuguesa de onde serão selecionados os campeões da Olimpíada “Escrevendo o Futuro”.

A final acontecerá no dia 1º de dezembro, em Brasília. Aproximadamente 6 milhões de estudantes do país se inscreveram na Olimpíada de Língua Portuguesa para disputar os prêmios das três categorias: Prosa e Poesia (4ª e 5ª séries/5º ou 6º anos), Memórias (7º e 8º séries/8º e 9º anos) e Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

Serão considerados campeões os cinco melhores textos de cada categoria. Esta é a primeira edição da Olimpíada e o tema escolhido para nortear os trabalhos foi “O lugar onde vivo”.

Manoel e Lucas participaram de segunda a quarta-feira da semifinal da Olimpíada junto com outros quarenta e dois participantes do Centro-Oeste. Somente de Mato Grosso, 13 alunos estiveram nesta etapa da competição.

Os dois finalistas do Estado competem na categoria Prosa e Poesia e são alunos de escolas públicas. A mãe de Lucas, Gilciléia Gomes da Silva, contou que o estudante está muito animado. Segundo ela, o garoto se esforçou muito nos meses que antecederam a oficina de criação de texto para estar preparado para as etapas classificatórias. Gilciléia disse que está bastante orgulhosa e que a família nunca imaginou que isso aconteceria. “Lucas está bastante radiante. Ele sempre gostou de escrever, desde a primeira série, e já está pensando na preparação para a final. Estou muito orgulhosa dele”, destacou. Lucas chega hoje de manhã a Novo São Joaquim, acompanhado da professora que o preparou para o desafio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa foi feita através de uma parceria do Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é estimular os estudantes a gostar da leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas.

Para os alunos participarem, as escolas tinham que se inscrever e pelo menos um professor aceitar o desafio de aprimorar o texto dos alunos e relatar as experiências no ensino da escrita para a Olimpíada.

Em todo o Brasil, 55 mil escolas de 5.444 municípios do Brasil se inscreveram, com a adesão de 202.280 professores. Os 500 semifinalistas e seus professores ganharão medalha de bronze e livros. Os 150 finalistas ganharão medalha de prata e um aparelho de som portátil.

Para os 15 alunos vencedores, o prêmio será medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora. As escolas ganharão um laboratório de informática com dez microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.

Nenhum comentário: