segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Defensoria Pública em foco!...


O início da efetivação de um sonho - Artigo de Mariana Lobo


Os defensores públicos e a sociedade civil iniciaram o sonho de fortalecimento da Defensoria Pública como forma de efetivar o princípio constitucional do acesso à Justiça para cerca de 80% da população de nosso Estado e, como "sonho que se sonha em conjunto torna-se realidade", podemos observar o início da construção desse projeto que tem repercussão direta na vida do cidadão cearense (principalmente daquela que ainda sequer se reconhece como cidadão).

Hoje a estruturação da Defensoria Pública é um apelo da sociedade que, lado a lado com os Defensores lutou e continua lutando pela solidificação do Estado Defensor autônomo e estruturado com condições de cumprir sua missão de pacificação e inclusão social.

Temos observado que os representantes dos cearenses junto aos poderes Executivo e Legislativo começaram a compreender e atender o clamor de seus representados, dando o primeiro passo de uma longa caminhada pela efetivação da Defensoria Pública como uma política de Estado, em atendimento ao direito fundamental dos cearenses ao acesso à Justiça e para construção de um Ceará mais justo.

Mas a luta continua: é preciso afirmar a nossa identidade no Sistema de Justiça e otimizar os nossos serviços. Para isso, é preciso expandir nossos quadros, proporcionando nossa presença de norte a sul do Estado, até nos sertões mais longínquos do interior do Ceará.

Só assim, iremos efetivar o projeto delineado pela nossa Constituição Federal, baseado na articulação sistêmica das instituições públicas e privadas, que objetiva a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Mariana Albuquerque é presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará.
Veículo: Jornal O Povo Estado: CE

Nenhum comentário: