domingo, 16 de novembro de 2008

É de dar água na booooooca!...


Pequi com Galinha Caipira mato-grossense.

Por Julie Correia
Faça, em casa, esta Galinhada com Pequi!

Ingredientes: 1 galinha (preferência caipira) 1 quilo de pequi cozido na água com um pouco de sal 3 xícaras de arroz lavado Pimenta de cheiro Cheiro verde (salsinha e cebolinha) a gosto Vinagre 1 colher de sopa rasa de açúcar.

Faça um preparado de tempero com os seguintes ingredientes:

. 2 dentes de alho . 1 cebola bem picadinha de preferência ralada . Tomilho fresco picadinho . Alecrim fresco picadinho . Sálvia fresca picadinha . Sal a gosto . 2 Pimenta dedo de moça picadinha, não esqueça de tirar a semente e a parte branca interna pois é ai que ficar o ardume.

Modo de preparar: Coloque para cozinhar o Pequi na água com sal. Não jogue a água fora será aproveitada para cozinhar a galinha. Limpe a galinha reservando a sua gordura. Corte-a em pedaços menores, um pouco maiores do que o frango a passarinho. Frite a banha da galinha para aproveitar a sua gordura, despreze os torresmos.

Refogue o arroz na gordura da galinha (não coloque água). Quando o arroz estiver refogado, escorra a gordura e reserve o arroz. Na gordura escorrida do arroz, queime o açúcar e refogue a galinha, quando a galinha estiver bem douradinha acrescente o vinagre. O vinagre entra aqui para realçar o sabor da galinha puxar o sabor.

Acrescente o tempero preparado, deixando mais um tempinho no fogo. Coloque aos poucos a água do pequi, que a esta hora já deverá estar cozido. Quando a galinha estiver bem cozidinha, acrescente o arroz e vá colocando água até o arroz ficar ao ponto de "al dente", acrescente os pequis prove o sal e a pimenta.
Não se preocupe em servir na própria panela!

Dica: Para congelar o Pequi faça o seguinte procedimento:
Afervente o pequi por dois minutos, sem sal, coloque em água gelada para interromper o cozimento e faça saquinhos das quantidades desejadas. Ponha para congelar, sem este procedimento o pequi ficará amargando. Com isso você terá pequi o ano inteiro.
Clube de Pescadores/ Mídia News

2 comentários:

Tânia Defensora disse...

Huuummmmmm!
Fiquei com água na boca.
Bom domingo amiga!

Anônimo disse...

Nossa culinária é cheia de delícias como essa!!
Divulgar as receitas é uma forma de valorizar nossa cultura!

Parabéns!

Adriana Catelli