sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Comemorando o Centenário da Comunidade Japonesa no Brasil!






No período de 12 a 14 de novembro, será realizado em Cuiabá (MT) o Fórum de Reitores Brasil-Japão, parte integrante das comemorações do centenário da comunidade japonesa no Brasil, com a finalidade de tratar das perspectivas de cooperação em educação, ciência e tecnologia entre as universidades de ambos os países.


Esta é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o governo do Estado do Mato Grosso.


O fórum visa proporcionar aos participantes um panorama sobre o sistema de educação superior do Brasil e do Japão e as possibilidades de apoio no desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, ciência e tecnologia, tanto na formação de recursos humanos de alto nível como de pesquisas de interesse mútuo.


A abertura será no dia 12, às 19h, no hotel Deville, e contará com a presença do governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Borges Maggi; do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi; do presidente da Associação do Centenário da Imigração no Brasil, Kokey Uehara; do presidente da Capes, Jorge Guimarães; do presidente do CNPq, Marco Antonio Zago; da diretora do Departamento da Ásia e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Regina Maria Cordeiro Dunlop; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Henrique Pessoa Lins, e reitores de universidades federais brasileiras.


Do lado japonês, irão participar o chefe da delegação japonesa e reitor do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada do Japão (JAIST), Takuya Katayama; o oficial sênior da sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), Muneo Tokunaga; o diretor executivo da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST) Fumiaki Takahashi; a diretora assistente da Associação Nacional das Universidades do Japão (JANU), Yukiko Emura.


O evento é aberto e gratuito. Inscrições deverão ser feitas no sítio: www.forumbrasiljapao.com

3 comentários:

Tânia Defensora disse...

Querida fique à vontade!
Quando vejo algo aqui, que interessa ao meu blog, não tenho vergonha nenhuma de colar!
Besitos

Sebastiana Gaíva disse...

Obrigada, Taninha!

Anônimo disse...

Parabéns a seleção japonesa de futebol feminino, Este povo maravilhoso que da um banho de honestidade e persistência em todo mundo, estas meninas realmente amam seu país, parabéns mais uma vez.
Abaixo um comentário sobre este povo de olhos rasos, mas de uma inteligência profunda.

UM CONSELHO.

Se não pudermos ser cristãos pelas dificuldades causadas pelos nossos defeitos, que são inerentes a nós seres humanos, neste caso temos uma saída muito simples, basta sermos pelo menos japoneses. Este povo oriental tem uma cultura fabulosa, cultura esta baseada em respeito aos mais velhos e uma maneira extraordinária de cultuar os seus antepassados. Costuma-se dizer, japonês e mais inteligente, isso não é verdade, em matéria de inteligência, este povo oriental tem exatamente o que nós temos, o mesmo cérebro com os mesmos predicados, a diferença esta na honestidade, trabalho e persistência, estas três palavras finais é o alicerce fundamental desta cultura.
Eles perderam a guerra armada, mas, venceram as guerras industriais e comerciais, que é muito mais importante, guerra esta vencida não com armas, mas sim com esmero na educação, muito trabalho e uma invejável persistência.

Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, Indagações e Teorias, autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.
Email, pauloluiz41@hotmail.com