sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rede Comper e Sesi ensinam como evitar desperdício de alimentos.


A Rede de Supermercados Comper promoveu, na semana que passou, mais uma etapa do Programa Sesi Cozinha Brasil, destinado às famílias carentes e que ensina a reduzir o desperdício de alimentos.
Trata-se de um curso gratuito voltado para a reeducação alimentar. Realizado de terça (20/05) a sexta-feira (23/05), na loja da Avenida Alzira Santana, o curso beneficiou representantes de dez bairros localizados no entorno do Comper - Água Limpa. Participaram 160 pessoas, divididas em quatro turmas (manhã, tarde e noite). O Sesi Cozinha Brasil foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O principal objetivo é ajudar a minimizar o desperdício excessivo de alimentos, considerando que, mesmo em situação de carência, verduras, legumes e frutas não são aproveitados integralmente, sendo desprezados cascas, talos, folhas e sementes.

O programa ensina a reduzir o desperdício dos alimentos em até 30%, educando e incentivando a população sobre a mudança de hábitos alimentares. Para a supervisora estadual do Sesi Cozinha Brasil, Taís Gonçalves, a participação da Rede Comper na realização do curso foi fundamental, principalmente com a cessão do espaço físico, a divulgação e doação de todos os alimentos e produtos de limpeza utilizados durante o evento.“O Comper é um grande parceiro do programa", revelou.

O gerente regional do Comper, Albanes Thiago, explicou que a participação da rede também se deu com a conscientização da população sobre a importância do curso. “Agradecemos a confiança que a Sala da Mulher, da Assembléia Legislativa, depositou na empresa, como parceira no projeto. Com o reaproveitamento dos alimentos, conseguiremos tornar o Brasil um país melhor.

O Comper está aberto para novas parcerias, sempre visando beneficiar os carentes”, afirmou o gerente. Ele lembrou, também, que essa parceria com o Sesi é mais uma etapa da ação da rede de supermercados, dentro do conceito de responsabilidade social.

A coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Andréia Oliveira, observou a importância do programa, na medida em que ensina a população carente a utilizar melhor os alimentos, além de servir de base para a profissionalização das pessoas inscritas. “Traz alegria para a família, aprendizado e a possibilidade de aumentar a renda familiar. Além disso, valoriza a auto-estima das pessoas.

O Comper é, sem dúvida, um grande parceiro nessa ação social”, afirmou. A Sala da Mulher se encarregou de fazer o cadastramento das pessoas que moram no entorno do local do curso. Durante as aulas do Programa Sesi Cozinha Brasil, são ensinados cardápios e receitas, preparados especialmente para cada região, de acordo com a produção de alimentos da época, respeitando as características culturais da população.

A coletânea de receitas prevê a utilização racional de alimentos, na preparação de refeições a baixo custo, com alto poder nutritivo e evitando ao máximo o desperdício. Além de receitas do programa, o aluno aprende conceitos que envolvem nutrição básica, planejamento de compras, alimentação saudável, higiene alimentar, entre outros.

Os cursos são ministrados durante uma semana.

O aluno participa gratuitamente e recebe um kit que contém certificado de participação, o livro de receitas, avental e gorro do programa, lápis e caderno de anotações.

Os objetivos principais do programa têm como base quatro pontos: alto valor nutritivo, sabor e apresentação agradáveis, baixo custo e utilização integral dos alimentos. Os cursos são realizados sempre em parceria com empresas, associações, escolas, sindicatos, prefeituras e outras instituições.

Nenhum comentário: