domingo, 25 de maio de 2008

Internacional: Nápoles vira um lixão!...

Com toneladas de sujeira espalhadas pelas ruas, cidade italiana enfrenta até risco de epidemia.

(LUIZA VILLAMÉA)

Tradicional pólo turístico, a cidade de Nápoles, no sul da Itália, virou o retrato do caos. Pelo menos 3,5 mil toneladas de lixo se amontoavam por suas ruas e avenidas centrais, na semana passada, atraindo insetos e ratos. Outras 50 mil toneladas se acumulavam nos arredores da cidade. O risco de epidemias entrou para o cotidiano dos napolitanos. Com o calor e a putrefação do material orgânico, o ar ficou irrespirável.
No auge de uma crise que começou a se agravar na virada do ano, moradores da cidade decidiram colocar fogo na imundice acumulada. A queima, por sua vez, passou a liberar para a atmosfera grande quantidade de dioxinas, substâncias altamente tóxicas. Em apenas um dia os bombeiros tiveram de apagar 84 focos de incêndio.
“Todos falam, todos brigam, mas ninguém resolve nada”, afirmou o pesquisador Danilo Parisi, 54 anos. “Estamos impotentes, sem saber o que fazer para evitar uma contaminação química ou por bactérias.”

CAOS
Para combater a imundície acumulada, napolitanos provocaram incêndios que ameaçaram se alastrar
Mergulhada há 15 anos na chamada “emergência dos resíduos”, a cidade já passou por várias crises no setor, controlado pela máfia napolitana, a Camorra. Jamais, porém, havia chegado a um ponto tão assustador.
A possibilidade de risco à saúde alarmou até os marines americanos baseados na região, que acabam de despachar para análise amostras de terra e de água colhidas em 130 de suas 1.800 casas. Com os aterros sanitários saturados, nos últimos meses a cidade incinerou cerca de 65 mil toneladas de lixo na Alemanha, mas está longe de encontrar uma solução para o problema. “Nápoles está no limite”, reconheceu publicamente Antonio Bassolino, que administra a região à qual pertence a cidade. Para ele, só uma ação em parceria com o governo central tem chances de resolver o problema, que já rendeu um processo contra a Itália, movido pela Comissão para Meio Ambiente da União Européia.
Em busca de uma solução, o primeiro- ministro Silvio Berlusconi realizou na cidade a primeira reunião do Conselho de Ministros de seu governo, na quarta-feira 21. Promessa de campanha, o encontro foi precedido por uma ampla faxina no entorno da monumental Praça do Plebiscito, onde se localiza a prefeitura.
A sujeira, porém, continuava intocada a pouca distância dali. Esse é um problema vivido diariamente pela professora Marisa Verrone, uma napolitana de 45 anos que não tinha lixo na porta de casa na semana passada. “Mas basta colocar o nariz a poucas centenas de metros para ser circundado pela maré de imundície”, conta Marisa. Desolada com o problema, ela não demonstrava esperança de ver uma solução a curto prazo. “A arma do voto é inútil quando em todas as partes falta vontade política para gerenciar a coleta do lixo de uma maneira moderna e responsável.”
Berlusconi, no entanto, saiu da reunião ministerial anunciando medidas drásticas para combater o drama do lixo, que comparou a “uma emergência nacional, como um terremoto ou uma erupção vulcânica”.
Uma de suas primeiras medidas foi declarar os lixões como zonas de interesse estratégico nacional a serem vigiadas por militares. “Qualquer pessoa ou minoria organizada que bloquear ou dificultar o uso dos lixões será castigada com penas severas, que vão de três meses a um ano de prisão”, anunciou o novo chefe do governo italiano.
Um recado direto para a Camorra, que, além de controlar o serviço há décadas, é acusada de ter despejado nos aterros da região lixo tóxico proveniente da Europa Central. Ao colocar em colapso o sistema sanitário napolitano, a máfia inviabilizou a cidade.
Um dos grandes centros turísticos da Itália e ponto de partida para roteiros que incluem Pompéia, a Ilha de Capri e a Costa Amalfitana, Nápoles está, literalmente, às moscas. Até o requintado restaurante Caruso, instalado no Grand Hotel Vesúvio, com vista panorâmica para a baía de Nápoles, fechou as portas. Só será reaberto quando o drama do lixo for um episódio do passado.

Nenhum comentário: