sexta-feira, 30 de maio de 2008

Definida reabertura do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães/MT


Fablício Rodrigues:

Um termo de cooperação técnica estabelecido entre representantes da Prefeitura de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Chico Mendes e Defesa Civil vai possibilitar a reabertura do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O acordo foi firmado na manhã de ontem (28.05), durante visita de técnicos ambientais à cachoeira véu da noiva e a outras cachoeiras do Parque.
A reabertura será aprovada, após a realização de um cronograma de trabalho compartilhado. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá, Douglas Samaniego, foram detectados 14 pontos críticos que devem passar por reformas. “São mudanças necessárias para oferecer mais segurança ao visitante, como alterações de trilhas, construção de um estacionamento de acesso ao Véu da Noiva e adequações nas grades de proteção,” explica.
A Defesa Civil ficou responsável pelo estudo técnico e a secretaria de estado de Infra-Estrutura em executar o projeto. Samaniego esclarece que, para a Prefeitura de Cuiabá, fica a responsabilidade de educação ambiental. “Como o maior fluxo de pessoas sai de Cuiabá, nosso trabalho será de orientação.”
A expectativa de toda a equipe é concluir as reformas em 30 dias.

Interdição

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está interditado desde o final de abril deste ano, quando parte do barranco da cachoeira Véu da Noiva cedeu, atingindo 25 pessoas que estavam no local. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.

Nenhum comentário: