sexta-feira, 30 de maio de 2008

Política: Assume vaga, na Assembléia Legislativa, primeira mulher negra!


Primeira mulher negra assume vaga na Assembléia Legislativa.

Ao tomar posse do cargo de deputada estadual, a ex-vereadora de Rondonópolis, Vilma Moreira (PSB), disse que é possível fazer política com seriedade no Brasil: “A população ainda acredita que podemos desempenhar nossa função com honestidade, em defesa dos direitos da sociedade”, disse Vilma Moreira, que substitui por 120 dias, o deputado licenciado Chico Galindo (PTB).
Vilma é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa e a décima a completar o quadro feminino na história da Casa - nesta legislatura, ela atua juntamente com a deputada Chica Nunes (PSDB).
Vilma Moreira criticou o atual modelo político do país por entender que é possível ganhar espaço sem precisar de discriminações pessoais e partidárias. Ela espera que suas convicções sejam atendidas nas eleições municipais deste ano, com a renovação da classe em uma grande maioria. “Que venham para defender as necessidades da população, governar os municípios e o Estado, sem querer fazer das pessoas escadas para galgar degraus”, ressaltou Vilma.
A deputada assegurou lutar pelos direitos sociais, mas incluiu como uma das prioridades específicas, a raça negra. Vilma é a favor dos serviços públicos funcionando na área da saúde, segurança, educação e moradia. “Sempre acreditei em dias melhores”, disse Vilma, ao rasgar elogios ao governo Blairo Maggi (PR). No entanto, a parlamentar afirmou que, ainda há o que fazer em vários setores da atual administração.
AL
Com sua forma de atuar, Vilma Moreira conquistou a simpatia da maioria dos deputados estaduais que lhe asseguram apoio nos próximos quatro meses de mandato. A presença do prefeito de Rondonópolis, Adilton Sacheti (PR) que prestigiou a posse de sua principal opositora na Câmara de Vereadores do município, reiterou o posicionamento livre de discriminações adotado por Vilma, ao longo de sua trajetória política. Sachetti fez questão de reconhecer o valor de Vilma Moreira junto à população.
“Tivemos vários embates, mas sempre nos respeitamos. Com a Vilma na Assembléia, a população de Rondonópolis continua sendo bem representada”, disse o prefeito. Sachetti afirmou também que é importante para o município, a posse de Vilma Moreira que faz crescer a bancada da região no legislativo sendo a segunda maior com cinco deputados estaduais.
O primeiro-secretário José Riva (PR) também prestigiou Vilma Moreira e criticou os discursos machistas da sociedade de que mulheres não são bem-vindas ao parlamento. O deputado ressaltou ainda, a organização da bancada do sul para articular o crescimento do número de deputados da região que já passaram pela Assembléia Legislativa. “É prova do quanto eles são organizados. Ninguém chega ao parlamento sozinho”, disse o deputado.
Líder comunitária e profissional da rede de ensino público, Vilma Moreira espera obter respaldo nas reivindicações de sua categoria e da sociedade. “A sociedade tem esperança e sabe que ainda existem homens e mulheres que podem mudar o atual quadro”, disse Vilma.

Assessoria/MidiaNews

Nenhum comentário: