sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pacientes com AIDS serão atendidos em novo prédio.



As cerca de 850 pessoas que convivem atualmente com a Aids em Cuiabá passarão a ser atendidas em novo endereço a partir desta sexta-feira. O Serviço de Assistência Especializada (SAE), mantido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, agora funcionará num prédio, localizado no bairro Grande Terceiro.
O local foi completamente reformado, a fim de garantir atendimento com muito mais qualidade e conforto à sua clientela. A inauguração do novo SAE acontece às 10 horas de amanhã (30.05).

De acordo com a gerente do SAE, Márcia Quatti, o local está estruturado com três consultórios médicos e consultórios individuais de enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social. Há uma sala de pré e pós-consulta, sala para reunião, uma sala para coleta de material para exame de laboratório, almoxarifado, copa, farmácia, duas recepções, arquivo, sala da gerência e uma área coberta.

O paciente vai encontrar atendimento especializado no SAE feito por uma equipe composta por um clínico geral, um ginecologista e obstetra, dois infectologistas, um pediatra, um nutricionista, dois psicólogos, um assistente social, três enfermeiros, dois dentistas e dois farmacêuticos. O setor ainda conta com uma equipe administrativa.

Márcia informa, por outro lado, que o SAE também atende qualquer pessoa que tenha interesse em fazer o exame de HIV. “Fazemos o diagnóstico e, se der positivo, a pessoa já é encaminhada para tratamento”, frisa a gerente, ressaltando que todo medicamento específico é fornecido gratuitamente ao paciente, que também tem acesso a medicamentos para “doenças oportunistas”, aqueles que acometem a pessoa por causa da baixa imunidade.
O SAE ainda fornece leite para os filhos das pacientes (tanto os que são soropositivos quanto aos que não contraíram a doença) até que completem dois anos. Cada criança chega a consumir até 10 latas de leite por mês.


Assessoria/MidiaNews

Nenhum comentário: