sexta-feira, 30 de maio de 2008

FERNANDO PESSOA, O POETA FINGIDOR!












A série “Fernando Pessoa, o poeta fingidor”, que estréia neste domingo, às 23h, na Globo News, foi toda produzida em Lisboa e arredores. Neste trabalho, pretendemos dar uma visão mais ampla e profunda sobre um dos maiores escritores de todos os tempos. Além de milhares de textos inéditos, Pessoa deixou muitas pistas - algumas deliberadamente falsas - e vários enigmas, que pesquisadores do mundo inteiro tentam desvendar.
Entrevistamos alguns dos principais estudiosos de sua obra: Arnaldo Saraiva, Teresa Rita Lopes, Ivo Castro (coordenador da “Equipa Pessoa”, que está completando 20 anos de atividades), José Blanco, Amélia Pinto Pais. Conversamos com a sobrinha do poeta, a escritora Manuela Nogueira, e com o filho do barbeiro Manassés - são as duas únicas pessoas vivas que conviveram com Fernando Pessoa.
Visitamos a casa onde ele morou, os locais que freqüentava, refizemos alguns itinerários do Rossio ao Chiado, estivemos no Mosteiro dos Jerônimos - onde seu corpo repousa ao lado de reis e heróis portugueses -, fomos à Boca do Inferno para contar o inusitado episódio envolvendo Pessoa e o mago inglês Aleister Crowley.
A série está dividida em três episódios: O mito, O homem, O poeta. Se você já gosta do autor de Mensagem, vai saborear histórias interessantíssimas e apaixonantes sobre o poeta fingidor. Se ainda não é fã dele, não sabe o que está perdendo! Veja o primeiro episódio e depois comente aqui no blog. Venha fazer parte da numerosa família de admiradores de Fernando Pessoa.

Nenhum comentário: