sábado, 21 de junho de 2008

Cuidados básicos na chegada do Inverno!



Início do inverno lembra perigos da asma.

Reprodução / TV Globo

Este sábado, 21 de junho, é quando começa o inverno no hemisfério Sul.

No Brasil, a data serve também para lembrar os perigos de uma doença típica dessa estação do ano: é o Dia Nacional de Controle da Asma.

Todos os anos mais de 300 mil brasileiros acabam no hospital durante crises dessa doença pulmonar. Apesar disso, a asma é uma enfermidade de tratamento fácil. O problema é que as pessoas simplesmente não a tratam. Apesar do que muitas pessoas pensam, a asma não existe apenas quando há crise.

Os asmáticos têm a doença 100% do tempo -- mesmo fora da hora da falta de ar. Por isso, o tratamento também precisa ser seguido mesmo quando não há ataques. “Sem tratamento preventivo, os sintomas se acumulam e pioram. A crise é apenas a ponta do iceberg, a gota d’água do processo inflamatório.

Se a pessoa toma o remédio apenas quando se sente mal é como se ela nivelasse a inflamação ao momento anterior, sem resolvê-la”, explicou ao G1 a presidente da regional de São Paulo da Associação Brasileira de Asmáticos, a médica Zuleid Mattar. O tratamento da asma consiste no uso de antiinflamatórios inaláveis e não pode ser interrompido.

Durante a crise, os pacientes precisam de um outro medicamento, de uso emergencial, para controlar os sintomas.

Nenhum comentário: