sexta-feira, 20 de junho de 2008

Afinal... a quantas anda a questão ambiental de Mato Grosso?


Governadores negam crescimento do desmatamento em RO e MT

Os governadores Blairo Maggi (Mato Grosso) e Ivo Cassol (Rondônia) negaram que o desmatamento da Amazônia cresceu nos respectivos Estados. Eles afirmam que os dados divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) são contestáveis. “Não é verdade que o desmatamento tem aumentado. Basta olhar os número de 2003 a 2007, Mato Grosso reduziu em 80% o desmatamento nesse período.

Ao invés de ser criticado pelo desmatamento, o Estado deveria ser elogiado”, diz o governador mato-grossense.

Cassol, por sua vez, rebateu às críticas de que Rondônia é o maior estado com desmatamento acumulado do território da Amazônia Legal. Ele diz que houve redução de 60% quando o estado de Rondônia passou a tomar conta do programa de preservação ambiental. “Eu quero deixar bem claro que estamos assumindo uma situação de desmatamento que infelizmente estamos pagando por um preço que não é nosso. Nós assumimos a questão ambiental no estado em agosto de 2006 e diminuímos em 60% em comparação quando o IBAMA e Ministério do Meio Ambiente tocavam o programa”, assegura Cassol.

A área desmatada no Mato Grosso passou de 11.814 km² para 2.476 km² entre 2003 e 2007, segundo Blairo Maggi. O governador afirma que esses dados são do Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), utilizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nenhum comentário: