sábado, 14 de junho de 2008

Hoje é dia de Vacinação Infantil contra Pólio!...


Vacinação contra pólio acontece hoje.

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (14/06), juntamente com Estados e Municípios, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como meta neste ano vacinar 16 milhões de crianças de até 5 anos.

Serão mobilizados, em todo país, 344 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 92,1 mil postos de vacinação.

Em Mato Grosso, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 267.155 mil crianças. No ano passado, o Estado ultrapassou a meta, atingindo cobertura de 96,12%. A vacina está disponível em 1.624 postos de saúde. Os pais e responsáveis devem levar o cartão da criança. Mais de 5 mil servidores da Saúde estão envolvidos nesta primeira etapa campanha. O Ministério da Saúde repassa R$ 93.333,10 aos municípios, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) fornece o apoio logístico com pessoal, assessoria técnica e mais de 300 veículos na garantia da vacinação em comunidades de difícil acesso e áreas indígenas.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação está marcada para o dia 9 de agosto.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Somente não deverão ser imunizadas as crianças com deficiência imunológica, como Aids e câncer, ou que apresentem infecções agudas, febre alta, diarréia, vômito ou alergia aos componentes da vacina.

Nenhum comentário: