sexta-feira, 18 de julho de 2008

Saúde, Nelson Mandela!...


18 de julho de 2008: Nelson Mandela completa 90 anos!

Nelson Rolihlahla Mandela, advogado, ex-líder rebelde, ativista, sabotador e guerrilheiro, foi Presidente da África do Sul no período de 1.994 a 1.999...
Em seu aniversário, o líder anti-apartheid, denuncia a desigualdade social e pede que os ricos compartilhem sua fortuna com os mais pobres. Saiba mais sobre a vida de Nelson Mandela e a história de sua luta contra a segregação racial na África do Sul.
Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, foi considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.
Mandela passou quase três décadas na cadeia durante o período de domínio branco sobre os negros sul-africanos.
Perguntado durante entrevista coletiva se teria uma mensagem para o mundo, ele declarou: "Há muitas pessoas na África do Sul que são ricas e poderiam compartilhar suas riquezas com aqueles não são tão afortunados que não conseguiram superar a pobreza".
Sentado ao lado da esposa, Graça Machel, Mandela disse considerar-se um homem de sorte por ter chegado aos 90 anos, mas observou: "A pobreza deteve nosso povo. Se você for pobre, é improvável que viva tanto". A saúde de Mandela parece ser boa, mas ele faz cada vez menos aparições em público.
Ele foi o prisioneiro 46664 por 27 anos, durante os quais viveu sob duras condições enquanto as autoridades brancas sul-africanas negavam qualquer pedido de liberdade. Foi libertado em 1.990. Ele se tornou um símbolo da luta pela liberdade e dos direitos civis.
Na rádio oficial sul-africana, Mandela agradeceu as felicitações pelo seu aniversário recebidas do mundo todo.
No país, os 90 anos de Mandela foram destaque em toda a imprensa desde o início do dia e emissoras de rádio e televisão transmitem a todo momento mensagens de parabéns, programas comemorativos e canções dedicadas ao ex-presidente.
As capas dos jornais também foram praticamente exclusivas para o aniversário e os editorais ressaltam a importância histórica do líder.

Nenhum comentário: