sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mais Direito aos Idosos!...


Idosos pedem mais direitos e saúde!

DANA CAMPOS.Da Reportagem:


Mais informações sobre os direitos de passagens em ônibus interestaduais e intermunicipais, mais programas nas áreas social e de saúde e combate à violência contra os idosos. Essas são algumas das reivindicações apontadas durante a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que começou ontem e termina hoje no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Conforme a presidente da Federação dos Aposentados de Mato Grosso (Fedapi-MT), Adelfina Barbosa de Souza, em todo o Estado são mais de 300 mil idosos que necessitam de políticas públicas voltadas para A melhoria da qualidade de vida!

Segundo ela, houve melhorias após a implantação do Estatuto do Idoso, porém destaca algumas mudanças “retrógradas”, e que hoje prejudicam os direitos. Segundo Adelfina, o idoso não tem mais a garantia de 50% de desconto no valor da passagem, caso as duas vagas do ônibus, que já são reservados a eles, estiverem preenchidas.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Aposentados de Nova Maringá (a 392 quilômetros de Cuiabá), Elpídio Antonio Trombeta, o governo e as entidades voltadas para questões sociais que trabalham com os direitos dos idosos “têm que rever a qualidade de vida que é imposta a eles”. Trombeta diz que essas pessoas ainda são muito exploradas. “Com a idade avançada, muita gente sente dificuldades para compreender certas coisas, e o governo cada vez mais cria regras para a gente”, desabafou.

Assim como ele, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Sinop, Isaltino Carlos de Almeida, também apontou outro tipo de exploração. Ele citou que hoje, muitas pessoas, inclusive familiares, abusam da dificuldade enfrentada pelos “velhinhos”, vão até financeiras e usam do crédito consignado disponível a aposentados e pensionistas.

Nenhum comentário: