sábado, 19 de julho de 2008

Coral da UFMT reconhecido pela sua qualidade!...



Regente do Coral UFMT faz preparação de "Carmina Burana".


A regente do Coral UFMT, Dorit Kolling, está em Campo Grande preparando o Coral UFMS para a cantata "Carmina Burana", que será realizada em Cuiabá (MT), no dia 3 de agosto, no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso.

A obra composta por Carl Orff será cantada pelos dois coros universitários e tocada pela Orquestra Sinfônica da universidade mato-grossense.

Dorit explica que os corais da UFMS e UFMT já têm um trabalho de intercâmbio há muito tempo e por serem dois coros de instituições superiores de ensino, trabalham para públicos semelhantes. "Mais uma vez faremos um intercâmbio e isso é importante para o crescimento dos cantores. Esta peça é muito especial dentro da literatura musical mundial e reúne aspectos muito peculiares para serem trabalhados", define Dorit.

"Carmina Burana" estreou em 1937 formando mais tarde uma trilogia com outras duas cantatas também de Orff: Catuli Carmina (1943) e Trionfi dell'Afrodite (1952). Esta cantata é emoldurada por um símbolo da antigüidade – o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte.

É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança. E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna ("O Fortuna, velut luna") tanto introduz quanto conclui a obra, que se divide em três seções: o encontro do homem com a natureza, particularmente com a natureza despertando na primavera ("Veris leta facies"), seu encontro com os dons da natureza, culminando com o dom do vinho ("In taberna"); e seu encontro com o Amor ("Amor volat undique").

Nenhum comentário: