
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Na natureza nada se cria, mas tudo se transforma!

Noticiário Jurídico...

O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, autorizou o envio dos discos rígidos apreendidos na casa do banqueiro Daniel Dantas para os EUA. Os HDs são protegidos com um sistema de criptografia reforçada, cujo código não pôde ser quebrado pelo Instituto Nacional de Criminalística. Caberá agora aos EUA definirem o órgão federal que cuidará do assunto, que provavelmente será o FBI. A notícia foi dada pelos jornais Folha de S.Paulo e .
O juiz é pop
A coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, conta que o juiz Fausto De Sanctis foi visto no show da cantora Madonna, no domingo, no estádio do Morumbi. De Sanctis estava na pista do fundão do estádio. O juiz também tirou fotos com admiradores que o reconheceram.
Cotas das minorias
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) do IBGE mostra que, de 2002, quando as universidades começaram a instituir programas de cotas, a 2007, a participação de pretos e pardos no ensino superior público variou 1,8 ponto percentual — passou de 36,4% dos estudantes de graduação para 38,2%. De 2001 a 2002, a variação foi de 2,8 pontos percentuais. Na rede particular, a presença do grupo passou de 26,2% para 29,5% de 2004 a 2007. A principal ação afirmativa no setor é o Prouni, que desde 2005 concede bolsas a estudantes carentes de escola pública na proporção igual à de pretos, pardos e indígenas de cada Estado.
Desapropriação de terras
O MPF propôs nova denúncia contra envolvidos em esquema de fraudes operado a partir da superintendência do Incra em Mato Grosso. Desta vez, a suspeita recai sobre processo de desapropriação de terras iniciado em 1998 em Confresa (930 km de Cuiabá). O Incra-MT também é investigado pela PF que, em agosto, deflagrou operação que apura esquemas de corrupção no órgão e na Receita Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.
Procurando a saída
O jornal Valor Econômico diz que sob a iminência de verem suas atividades tributadas pela Cofins pela primeira vez em cinco anos, as grandes bancas de advocacia enfrentarão uma disputa que disseminou-se pelo setor de serviços ainda em 2004. Muitos advogados, assim como outros profissionais liberais, estavam livres de pagar Cofins desde 2003, quando o STJ editou uma súmula garantindo a isenção. Mas em setembro deste ano, STF reverteu a jurisprudência sobre o tema. O jornal diz que muitos advogados estão estudando uma saída legislativa: a Medida Provisória 449, publicada em 3 de dezembro, que poderá receber uma proposta de emenda excluindo as sociedades de profissionais liberais do regime da não-cumulatividade. A principal alegação usada até agora é a de que o regime fere o princípio da isonomia, pois tributa de forma diferente empresas do mesmo setor. Clique aqui para saber mais.
Conversão de precatórios
O Valor Econômico diz que recentes decisões do STJ ameaçam o mercado de compra e venda de precatórios no país e criam o risco de as empresas que compraram títulos de caráter alimentar acabarem tendo que encarar a fila cronológica de pagamento de estados e municípios para receber. Mas já há ações, que aguardam julgamento no STF, pedindo a compensação de tributos com precatórios alimentares. A matéria ganhou status de repercussão geral — o que significa que processos que discutem o mesmo tema ficam impedidos de terem recursos remetidos à corte até que ela defina a questão.
Imposto sindical
O TCU vai fiscalizar os repasses dos recursos referentes ao imposto sindical, segundo o subprocurador do MP junto ao tribunal, Paulo Bugarin, em entrevista para o jornal O Estado S. Paulo. Para ele, o veto do presidente Lula à fiscalização do dinheiro pelo órgão "não tem fundamentação jurídica". "Nós fiscalizamos o STF, por que não iríamos fiscalizar as centrais, se elas recebem dinheiro do governo?", questionou o subprocurador. Pela Constituição, cabe ao TCU fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que administrem bens e valores públicos.
Imposto sindical2
Volta ao mundo
Segundo O Estado de S. Paulo, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, tem 12 viagens internacionais agendadas em 2009. O jornal diz também que essa agenda tem despertado comentários de que estaria em campanha para algum cargo eletivo em 2010. Mas o ministro garante que essas viagens têm o objetivo de divulgar no Brasil e no exterior o trabalho e a jurisprudência do STF e do CNJ. "Não sou candidato a nada".
Operação Satiagraha
A TV Brasil, irá exibir no domingo, às 16 horas, a entrevista do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz ao Roda Viva, produzido pela TV Cultura e transmitido ao vivo na última segunda. A presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que programou a exibição para corrigir a falha da equipe técnica por não ter transmitido o Roda Viva, na segunda-feira (22/12).
Revista Consultor Jurídico, 26 de dezembro de 2008
Ações da Igreja Católica.

Hoje é o 'Dia Internacional da Troca de Presentes'!...

Após a correria das compras de Natal os consumidores costumam voltar às lojas para o tradicional troca -troca de presentes. O fornecedor, no entanto, só é obrigado a substituir a mercadoria caso ela apresente algum vício ou defeito de qualidade, alerta a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT).
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Noticiário Jurídico.

Notícias da Justiça e do Direito nos jornais desta quinta.
É destaque no jornal 'O Estado de S. Paulo', desta quinta-feira os assuntos em que os ministros do Supremo Tribunal Federal terão de decidir em 2009. O jornal aponta como os temas mais polêmicos debates sobre a Lei de Anistia e extradição de militante de esquerda italiano e de militar uruguaio. De acordo com o Estadão, de 2000 até hoje, deram entrada no tribunal 466 processos de extradição. Com 77 pedidos, a Itália é a campeã, seguida pela Alemanha, com 73 solicitações, e por Portugal, com 49. A lista de acusações é bem variada. Há suspeitos de abusar de menores, de praticar terrorismo e de dar golpes. Os pedidos absurdos, contrários, por exemplo, a mulheres que não usaram o véu exigido em países islâmicos, são recusados na origem por órgãos do governo brasileiro.
Nepotismo
A Folha de S. Paulo publica que familiares de desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo são aprovados em concursos para comarcas do interior do estado e depois conseguem um cargo para atuar no órgão em Vitória, onde seus parentes trabalham. Os locais de origem desses servidores acabam desfalcados. Após o Ministério Público Federal revelar que 17 dos 24 desembargadores têm parentes trabalhando na corte, magistrados alegaram que eles são concursados. Mas em ao menos três casos confirmados pela Folha parentes passaram em concursos para atuar em comarca do interior, e não no TJ.
Vereadores cassados
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo julgou, em 2008, mais de 980 processos de decretação de perda de cargo e cassou 44 vereadores em todo o estado. Todos casos de infidelidade partidária. O último a ser cassado foi Antônio Furlan Filho (PMDB), de Barueri. Ele havia trocado o PPS pelo PMDB em 2007. Ainda cabe recurso. O TRE paulista autuou ao todo 8.142 processos — 72% referentes às eleições municipais. Os números foram divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Credit Suisse
Documentos obtidos por O Estado de S. Paulo em Genebra, que fazem parte da Operação Suíça do Ministério Público Federal, levantam suspeitas de que o Banco Credit Suisse não estava cumprindo as regras do Banco Central. As suspeitas são de que o banco estaria usando o escritório de representação para abrir contas no exterior para clientes brasileiros sem passar pelo BC ou pela Receita Federal. Evidências mostram que, além do uso de doleiros, o Ministério Público investiga a atuação irregular do banco. Os documentos que levantaram as suspeitas foram apreendidos na Operação Suíça, conduzida pela Polícia Federal, e hoje estão com o Ministério Público Federal e a Justiça Federal.
Campanha na rua
O Globo informa que a Fiesp já coletou 107 mil assinaturas contra a aprovação da Contribuição Social para a Saúde, a sucessora da CPMF. O slogan da campanha é: “Sou contra a volta da CPMF CSS”. A entidade repete mobilização que deu certo na derrubada da CPMF. Foi criado um site (www.soucontraacss.com.br) e nele são expostos os 267 deputados que votaram a favor da CSS e os 160 que foram contra. A emenda depende de uma votação para ir ao Senado.
Protógenes na TV
A colunisnica Mônica Bergamo publica na Folha que a TV Brasil não transmitiu, na segunda-feira, o programa "Roda Viva", da TV Cultura, como faz todas as semanas. No lugar da entrevista com o delegado Protógenes Queiroz, os espectadores de Brasília, do Rio e do Maranhão, entre outros estados, viram um compacto com os melhores momentos do programa "atitude.com" - como, por exemplo, um show de Maria Bethânia. O ex-governador de SP Claudio Lembo acha que o episódio deve ser objeto de "uma indagação" por parte do conselho da emissora, do qual faz parte.
Tereza Cruvinel, que comanda a TV, diz que a iniciativa de não transmitir a entrevista com Protógenes não foi "deliberada", mas sim um equívoco da equipe que cuida da grade da emissora e que imaginou que a TV Cultura reprisaria programas antigos nessa época do ano. Ela já programou para exibir o "Roda Viva" com o delegado no domingo, às 16 horas.
Revista Consultor Jurídico, 25 de dezembro de 2008
Mera presunção...Pasmem!

Apresentar falsa declaração de pobreza não é crime!
Um servidor público de Brasília acusado de prestar falsa declaração de pobreza para conseguir o benefício da justiça gratuita obteve decisão favorável no Superior Tribunal de Justiça.
A relatora do pedido de Habeas Corpus, desembargadora convocada Jane Silva, destacou que, como o juiz negou o pedido do benefício por entender que a declaração era inidônea, não houve abalo à fé pública. Para a relatora, a conduta atribuída ao servidor não constitui crime (é atípica) e, por isso, o inquérito policial deve ser trancado.
O fato ocorreu em 2003, junto à Vara de Execuções Criminais. O servidor público havia cumprido pena por tráfico de drogas. Sua defesa alegou que, erroneamente orientado, ele apresentou a declaração de pobreza para ser isentado do pagamento da multa imposta pela condenação, valor que à época chegava a R$ 11 mil.
Baseado em elementos do processo os quais atestavam que o servidor tinha residência em condomínio fechado, emprego público e ainda atuava como empresário, o juiz negou o pedido do benefício, encaminhando a questão ao Ministério Público. A partir daí, os documentos foram levados à Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar crime de falsidade ideológica. A decisão da 6ª Turma foi unânime.
HC 110.422
Revista Consultor Jurídico, 25 de dezembro de 2008
Boas Festas e Muita PAZ a todos!...

Canta: Simone.
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, e o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E entao é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa ...
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Será que, em 2009, teremos muitos feriados?!...

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do dia 19 de dezembro, que circula hoje (22.12), o decreto de número 1.743 que divulga os feriados nacional, estadual e ponto facultativo nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Tudo vale a pena!...

Um dos destaques deste ano para visitação pública gratuita, além do cenário animado dos personagens do Natal, como o Papai-Noel e todo seu colorido, é a Feira de Artesanato e a Feira de Gastronomia, onde as pessoas encontram produtos para celebração dos costumes e cultura local a preços populares.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Vejam se é possível uma coisa dessa!........

O tenente-coronel Edson Rosti, comandante do 23º Batalhão de Infantaria, classificou de "estarrecedora" as imagens que mostram voluntários e soldados do Exército furtando roupas e mantimentos destinados às vítimas da enchente em Santa Catarina.
"Além de lamentável, é doloroso. Já abrimos uma sindicância para sermos justos com quem trabalhou corretamente e responsabilizar aqueles que cometeram esta grave falta", afirmou o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. Pelo menos 13 soldados já foram identificados e responderão a inquérito policial militar.
O vídeo mostra que logo que os caminhões chegavam ao pavilhão eram descarregados pelos soldados. Enquanto uns retiravam a carga, outros experimentavam os materiais. Os que serviam e tinham qualidade eram colocados dentro de mochilas. Em um dos diálogos gravados, um soldado pergunta para o outro: "O que tu vai fazer com esse sutiã aí, veio?" E o outro responde: "Vou levar pra minha mãe. Esse eu peguei pra minha namorada".
A imagens mostravam também outro grupo, só que de voluntários, que chegava de carro e selecionava apenas o que agradava. Uma das cenas mostra uma mulher empurrando um carrinho de supermercados até o estacionamento. Enquanto acomodava os produtos no porta-malas, o marido colocava vários pacotes de alimentos pela porta lateral do carro.
Medidas
O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, anunciou três medidas após tomar conhecimento dos furtos. Além de contratar uma empresa especializada na logística de produtos, também determinou que fosse catalogado e transferido todo o material da Vila Germânica para outro local, iniciativa que deve ocorrer nos próximos dez dias. Também prometeu acionar a assessoria jurídica para apurar os desvios e as pessoas envolvidas.
Em nota, o governo catarinense lamentou o caso e reiterou a confiança nos milhares de voluntários sérios, honestos e comprometidos com a recuperação de Blumenau e região. "São pessoas que dedicam seu tempo e disposição para ajudar o próximo e não devem, por causa da ação de algumas pessoas mal-intencionadas, ter sua honestidade maculada."
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Só é gordo quem queeeeer!........Será?


A identificação de seis novos fatores de risco genético com impacto no cérebro e que predispõem à obesidade sugere que os genes estão programados para comer muito, de acordo com um estudo divulgado neste domingo pelo site da revista "Nature Genetics".
domingo, 14 de dezembro de 2008
...e, por falar em PEDRO PEDREIRO, ei-lo aqui prá vocês!.

Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando
Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol esperando o trem, esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro espera o carnaval
E a sorte grande do bilhete pela federal todo mês
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando a festa, esperando a sorte
E a mulher de Pedro está esperando um filho prá esperar também
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe mas talvez no fundo espere alguma coisa mais linda que o mundo
Maior do que o mar, mas prá que sonhar se dá o desespero de esperar demais
Pedro pedreiro quer voltar atrás, quer ser pedreiro pobre e nada mais, sem ficar
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando um filho prá esperar também
Esperando a festa, esperando a sorte, esperando a morte, esperando o Norte
Esperando o dia de esperar ninguém, esperando enfim, nada mais além
Que a esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem
Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando o trem
Que já vem...
Que já vem...
Que já vem...
Que já vem...
Que já vem...
Que já vem!...
O Chico Buarqueeeeee... é gente nossa!

Luís Antônio Giron
Capa do terceiro volume do cancioneiro de Chico Buarque:
O samba "Pedro Pedreiro" foi o primeiro sucesso de Chico Buarque de Hollanda. Ele gravou e lançou a música em 1965. Tinha 21 anos, e foi considerado uma espécie de novo Noel Rosa. Chico negou, dizendo que havia, sim, tentado recobrar as harmonias antigas, mas sua vida era outra e a vida urbana também.
Em meados dos anos 60, Chico já figurava como famoso e como a salvação da boa música popular brasileira. Era filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda. Já tinha vivido dez anos em Roma, período em que aprendeu a tocar sambas antigos de Noel Rosa e Ismael Silva com o adido cultural do Brasil na Itália, Vinicius de Moraes, e com a irmã Miúcha. Hoje, a grande celebridade musical Chico Buarque se dedica mais à ficção e começou a aprender piano para tocar Chopin e Debussy e limpar a cabeça da música popular.
Tudo isso é contado na biografia da jornalista Regina Zappa, que consta do recém-lançado Cancioneiro Chico Buarque, edição da Jobim Music, com coordenação da viúva e do filho de Tom, Ana Lontra e Paulo Jobim. São três volumes acondicionados em uma caixa (R$ 272,00), e são vendidos separadamente: o perfil biográfico de Regina Zappa (R$ 127,00) e os dois volumes de partituras (R$ 105,00).
O livro vem com obras escolhidas de Chico, realizadas entre 1964 e 1979 e 1980 e 2008. Ao todo, 126 músicas de todos os gêneros populares brasileiros, divididas entre o período da juventude e do megasucesso e o da consagração, e da lenta retirada do cenário musical em nome do literário.
Saiba mais
»Qual é a maior estrela da história do pop?
Cancioneiro de Chico Buarque é o terceiro songbook lançado com músicas do autor. O primeiro foi editado em 1966, em plena fama por causa do sucesso da marcha "A Banda", música vencedora de um festival de música popular, ao lado de "Disparada", de Geraldo Vandré e Theo de Barros.
Na nova coleção de canções, destacam-se as fotos inéditas, a biografia minuciosa de Regina Zappa e o capricho das transcrições e das particularidades da arte de Chico Buarque, um autodidata que aprendeu com os gênios – e se tornou ele próprio um gênio popular de seu tempo. O organizador Paulo Jobim pergunta-se sempre espantado com a criatividade de Chico: "Olê, olá, de onde vem tanta música?"
Melhor que perguntar é se deixar embalar pelas composições clássicas de Chico.
Atendendo a inúmeros pedidos...

Fundada no ano de 2002 pelo sr. Kleber Rodrigues de Rezende, a 'viveenbuenosaires.com® consolidou-se no mercado, como uma empresa de assessoramento a estudantes que decidem cursar uma universidade no exterior.
Mais uma vaga aberta, no Pleno, do TJ/MT

Desembargador Licínio Carpinelli se aposenta do Tribunal de Justiça.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Lidando com a Guarda Compartilhada...

Presidente de entidade de juízes elogia medida (Guarda Compartilhada), mas diz que ela é ‘quase utopia’
Eugênia Lopes, BRASÍLIA.
O Senado aprovou ontem, em votação simbólica, projeto de lei que inclui no Código Civil a opção de guarda compartilhada de filhos de pais separados.
Guarda Compartilhada já é realidade!

Para especialistas, nova lei será simbólica e só funcionará com pais que se entendem bem.
Karina Toledo e Paula Pereira.
A guarda compartilhada, aprovada no dia 20.05.2008, pela Câmara dos Deputados e que segue para sanção presidencial, pouco deve alterar a rotina de filhos de pais separados. E só será possível aplicá-la se houver entendimento entre os pais, acreditam especialistas ouvidos pelo Estado.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
VALE A PENA ACESSAR!...

O blog da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é dedicado aos portadores da doença. E as principais propostas são disponibilizar dicas de como cuidar da saúde e derrubar mitos sobre a alimentação, como comer ou não carboidratos.
Na página online, links auxiliam a navegação no site e facilitam a vida do internauta. Reportagens, vídeos e textos com depoimentos das vitórias e dificuldades dos leitores são algumas das ferramentas que o blog disponibiliza.
Clique aqui e confira a página que passa a fazer parte da seção Vale a Pena Acessar, postada logo acima, à esquerda.
O RDNews recomenda sites e blogs. Mandem suas sugestões para contato@rdnews.com.br. Desde já agradecemos a sua colaboração.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
...pois é dando que se recebe!...

Blumenau precisa de leite em pó para crianças e de produtos de higiene.
08/12/2008 às 10:49
A cidade de Blumenau, uma das mais atingidas pelos temporais em Santa Catarina, precisa de alimentos não-perecíveis, principalmente, para crianças, como leite em pó e achocolatados.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Veja e reveja as maravilhas do Pantanal!

A maior planície alagável do mundo é um lugar desconhecido dentro e fora do país.
Encontrar onça é raridade. Quando alguém vê uma delas, a notícia corre rápido que nem veado-campeiro e é tema certo das rodas de tereré.
Na cheia, seus caminhos ficam cobertos de água; na seca, as vazantes viram campos secos, os corixos desaparecem, as referências somem. Forasteiro sem guia é cidadão perdido para sempre nesse mundo mutante — e, no entanto, espantosamente belo, tão amplo, luminoso, ruidoso e quieto, que só mesmo ao vivo, como olhar a onça nos olhos.
Por todas as razões já mencionadas, só existe um tipo de turista que chega ao Pantanal: o melhor deles. O que foi mais fundo, o que googlou com mais desvelo, o que tem menos medo de arriscar, o que tem maior ânsia de descoberta.
Veja Fotos de Pantanal
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
NATAL FELIZ!...

Sala da Mulher - da Assembléia Legislativa - recebe 3 mil brinquedos para doar no Natal.
Desta vez, o colaborador foi o Programa de Ação Social da Unimed – PróUnim
MARCIA MARTINS - Secretaria de Comunicação.
Faltam apenas 21 dias para o Natal. De todas as datas oficiais esta é a mais celebrada, pelas famílias brasileiras. Porém, a desigualdade social impede que milhões de lares participem dessa festa. Mas se depender da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, coordenada por Andréia Oliveira, a população dos bairros mais carentes de Cuiabá vai comemorar um Natal feliz, sim.
Como prova desse empenho, a coordenadora afirmou que vem recebendo inúmeras doações. Como exemplo, Andréia citou a recebida na tarde de hoje (03.12). “Acabamos de receber 3 mil brinquedos que foram ofertados por um programa de ação social da Unimed - PróUnim”, informou ao assinalar que cerca de 5 mil famílias serão beneficiadas no final do ano.
Pelo segundo ano consecutivo, Andréia coordena o projeto Natal Feliz. Com expectativa positiva ela acredita que a campanha de arrecadação deste ano irá superar a anterior. “Já começamos bem, estamos com vários parceiros”, declarou. Ela também falou sobre a participação de escolas particulares que estão organizando gincanas para recolher alimentos. “Temos ainda, nossos parceiros empresários. Mas isso não quer dizer que já temos o suficiente, precisamos de muito mais”, ponderou ao convidar a sociedade para participar do projeto.
Durante a cerimônia de entrega dos brinquedos à Sala da Mulher, a presidente do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá – PróUnim, Ivana Fares destacou a importância das empresas instaladas no Estado ajudarem. Ela também mandou um recado às pessoas que vivem em Mato Grosso. “O governo sozinho fica pesado e é difícil fazer muito. Mas a união dos empresários pode fazer a diferença. Então porque não ajudar. Se cada um de vocês que vive aqui trabalha e colhe tudo o que tem no Estado - colaborar com ele e também com a comunidade, tudo vai melhorar”, avaliou a presidente do PróUnim.
Ainda durante a reunião, Andréia Oliveira informou que a Sala da Mulher continua arrecadando brinquedos, cobertores, alimentos não perecíveis e calçados. “Doem. Nós podemos proporcionar um mais natal feliz e digno às famílias carentes”, disse a coordenadora estimulando a participação da sociedade.
Aos interessados em colaborar com o Projeto Natal Feliz devem entrar em contato com a equipe da Sala da Mulher pelo telefone: 3901-6518.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Vejam só o dinamismo do Direito!...
Notícias - 1/12/2008
Investigação de paternidade tem coleta de material genético em audiência de conciliação.
Cabe prisão civil, ou...não cabe?!...

Depositário infiel não pode ser preso, reafirma TJ-MT.
A prisão civil por dívida não é mais admitida no ordenamento jurídico brasileiro, exceto em casos de inadimplência de pensão alimentícia. O Pacto de San José da Costa Rica, em vigor desde setembro de 1992, limitou a prisão civil. Com esse entendimento, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu Habeas Corpus preventivo contra o decreto de prisão contra depositário infiel.
No pedido de HC, a defesa sustentou constrangimento ilegal ao direito de locomoção do paciente, que se tornou depositário infiel depois da conversão da ação de busca e apreensão em ação de depósito. O relator, desembargador Sebastião de Moraes Filho, entende que não é admissível a prisão civil em sede de contrato de alienação fiduciária, questão que, segundo ele, é rotineiramente discutida nos meios forenses.
“A discussão iniciou-se na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, ratificado no Brasil pelo Decreto Legislativo número 27, de 26 de maio de 1992 e posta em vigor pelo Decreto 678, de 6 de setembro de 1992, cujo artigo 7º, parágrafo 7º, limitou a prisão civil ao devedor de obrigação alimentícia”, explicou.
O desembargador salientou que tratados internacionais, quando ratificados, vigoram no âmbito interno com força de lei ordinária, de forma que, por se tratar de legislação posterior, revogou a excepcional permissão da prisão civil do devedor fiduciário.
Segundo o relator, a hipótese em questão não está retratada como exceção restritiva de liberdade na Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), promulgado pelo Decreto 678/92, e, portanto, recepcionado pela Carta Constitucional.
Participaram do julgamento o juiz substituto José Mauro Bianchini Fernandes e o desembargador Guiomar Teodoro Borges. A decisão foi unânime e, de acordo com o parecer do Ministério Público.
HC 76.040/08
Revista Consultor Jurídico, 19 de setembro de 2008

Cuiabá sedia 3º Encontro para Salvaguarda da Viola de Cocho.
VANESSA KARLA
Assessoria SEC-MT
Uma parceria realizada entre a Secretaria de Cultura do Estado, IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional) e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, realiza nesta segunda (01.12) e terça-feira (02.12) o 3º Encontro para Salvaguarda da Viola de Cocho.
Segundo Emanuel Oliveira Braga, técnico do IPHAN, o evento tem como objetivo discutir as políticas públicas em nível Federal para aplicação de recursos na Salvaguarda do contexto cultural da baixada cuiabana, especialmente no modo tradicional de fazer a viola de cocho e as manifestações do Siriri e Cururu.
“Trata-se de um encontro e reunião de trabalho e confraternização de agentes da administração pública Federal, Estadual e Municipal com os cururueiros, artesãos da viola de cocho, grupos de siriri e agentes culturais, para discutir políticas públicas com a comunidade e apresentar o projeto final do Pontão de Cultura da viola na Casa Cuiabana”, explica.
O encontro é aberto ao público e comunidade local: serão dois dias de discusão.
A reunião está sendo realizada no 18º sub-regional do IPHAN, localizado na rua sete de setembro nº 390 centro, Cuiabá.
Mais informações pelo fone 3322-9904.
Segue abaixo a programação do evento:
Dia 01/12/08 9 horas Recepção dos artesãos, cururueiros e representantes de grupos de siriri e agentes públicos municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Diamantino, Cáceres e Acorizal.
10 horas Abertura/ Apresentação dos participantes Avaliação da programação Panorama do Plano de Salvaguarda
12 horas Intervalo para o almoço
14 horas Apresentação da Gerência de Apoio e Fomento do Departamento de Patrimônio Imaterial, com a presença de Tereza Paiva Chaves
15:30 h Tchá co bolo 16 horas Apresentação sobre Políticas Públicas e Direitos Autorais com a presença da representante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Carla Belas.
17 horas Apresentação do DVD e do CD-Rom Viola-de-Cocho: patrimônio cultural do Brasil.
Dia 02/12/08 - 9 horas Apresentação do Projeto de Pontão de Cultura para salvaguarda da Viola-de-Cocho em Mato Grosso.
11:30 h Intervalo para o almoço
13:30 h Divisão de Grupos de Trabalho Sugestões dos participantes para aplicação das ações do Pontão de Cultura
15:30 h Tchá co bolo
16 horas Assembléia para propostas para o Pontão de Cultura da Viola-de-Cocho
17 horas Encerramento/ Apresentações de Cururu e Siriri .
CULTURA - Vamos comemorar o Dia do Samba?!...

O espetáculo que contará a “trajetória do samba” será mais uma atração do músico Caçula do Pandeiro, que será apresentado ao vivo, na próxima terça-feira (02.12), data em que se comemora o Dia do Samba. O evento, que será realizado na Praça Oito de Abril (em frente ao Chopão), a partir das 20h, é mais uma proposta aprovada pelo Programa de Apoio à Cultura (Proac), da Secretaria de Estado de Cultura, além de outros apoiadores. A entrada é gratuita e todos estão convidados.
Durante a apresentação, o músico Caçula do Pandeiro, junto com sua equipe, irá contar toda a história do samba em apresentações diversificadas e descontraídas, relembrando nomes que fizeram e fazem a história do Samba no Brasil, tais como Pixinguinha, Cartola e Noel Rosa. O espetáculo apresenta ainda a origem do samba – incluindo o primeiro samba gravado - passando pela marchinha, o choro, e finalizando com o carnaval. O evento também contará com a participação especial do grupo Sossego.
“O espetáculo musical terá uma hora e meia de apresentação, eu juntamente com o grupo que compõe o Caçula do Pandeiro, utilizaremos da música, dos gestos para narrar e contar a história do nosso grandioso samba. O evento está imperdível e é inédito”, disse o músico.
Segundo o músico, o espetáculo é totalmente cuiabano. “Toda vez que vêm eventos do samba para Cuiabá, sejam grupos do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o meu espetáculo é todo apresentado por pessoas da terra”, disse. Ele ainda disse que as pessoas sempre perguntam se ele é carioca ou paulista. “Eu sou do rio, rio Cuiabá, rio Coxipó, que não deixa de ser do rio”, descontraiu.
O Caçula ainda destaca que os mato-grossenses deveriam valorizar mais a cultura do Estado. “Existem tantos artistas que têm a vontade de aplicar projetos sociais nas comunidades, mas que infelizmente só tem a força de vontade porque não tem o material de trabalho, muitos precisam do incentivo das forças maiores”, finalizou.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Campanha ''Natal Criança Feliz'' será aberta com espetáculo cultural do Programa Siminina.
27/11/2008 às 05:06
Da Redação/Com Assessoria
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Aprimoramento Jurídico.

Amicus curiae no Supremo é tema de tese de mestrado.
Aprimeira dissertação de mestrado em Direito Constitucional do programa de pós-graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) será feita na próxima quarta-feira (3/12). A mestranda é Damares Medina e a tese tem por título Amigo da Corte ou Amigo da Parte? — Amicus Curiae no Supremo Tribunal Federal.
A banca que vai avaliar a mestranda será composta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e pelo reitor da Universidade de Brasília, Professor José Geraldo de Sousa Júnior.
De acordo com a coordenação do curso, os alunos do IDP têm a oportunidade de refletir sobre temas jurídicos com professores dos mais importantes centros de ensino do Brasil e com aplicadores do Direito das mais elevadas instâncias judiciária, administrativa e legislativa.
Os alunos também se encontram com nomes conhecidos no cenário internacional. Neste ano, conhecido pelo seu pensamento jurídico contemporâneo, o professor Peter Häberle, esteve no IDP em mais de um evento, somando-se a outros mestres, como o espanhol, largamente conhecido na América Latina, Francisco Segado, e o responsável na União Européia pela configuração dos seus cursos de pós-graduação, Professor Hans-Uwe Erichsen, entre tantos outros.
Inscrições abertas
O IDP também abriu inscrições para o processo seletivo 2009 do mestrado acadêmico em Direito. Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de dezembro. A seleção é regulamentada por edital próprio e tem por objetivo selecionar os candidatos a partir da análise curricular e do projeto de pesquisa apresentado.
O objetivo do curso é propiciar aos alunos uma sólida formação teórica, aliada à capacidade de pesquisa. A cada disciplina serão exigidos estudos individuais direcionados ao tema de pesquisa objeto das dissertações.
Outras informações e inscrições: pelo site do IDP ou pelo telefone (61) 3535-6565.
Revista Consultor Jurídico, 26 de novembro de 2008.
...pois é dando que se recebe!...

26/11/2008
A Prefeitura de Cuiabá lança nesta quinta-feira (27-11), às 8h30, uma campanha de solidariedade pelas vítimas das chuvas em Santa Catarina. Cerca de duas toneladas de alimentos não perecíveis- arrecadados durante o 4º Peladão, serão enviados ainda nesta semana e nove postos de arrecadação de doações estão sendo montados em pontos estratégicos da cidade. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas que atingem o estado desde o fim de semana, deixaram mais de 54 mil pessoas desabrigadas e 86 mortas.
Da Redação/Com Assessoria
E dá-lhe, Pilates!...

O que é Pilates? Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que há de especial nestas aulas?
O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
“Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.”
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
Você controla sua alimentação? Saiba agora se está dentro do peso saudável.
As aulas apresentam:- Exercícios suaves e eficazes;- Poucas repetições de cada movimento;- Grande repertório de exercícios;- Aulas únicas, evitando monotonia;- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;- Resultados rápidos e duradouros;- Construção de uma postura correta e natural;- Não há desgaste físico.