segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CULTURA - Vamos comemorar o Dia do Samba?!...


História do samba será apresentada na Praça Oito de Abril em Cuiabá.



Assessoria/SEC-MT


O espetáculo que contará a “trajetória do samba” será mais uma atração do músico Caçula do Pandeiro, que será apresentado ao vivo, na próxima terça-feira (02.12), data em que se comemora o Dia do Samba. O evento, que será realizado na Praça Oito de Abril (em frente ao Chopão), a partir das 20h, é mais uma proposta aprovada pelo Programa de Apoio à Cultura (Proac), da Secretaria de Estado de Cultura, além de outros apoiadores. A entrada é gratuita e todos estão convidados.
Durante a apresentação, o músico Caçula do Pandeiro, junto com sua equipe, irá contar toda a história do samba em apresentações diversificadas e descontraídas, relembrando nomes que fizeram e fazem a história do Samba no Brasil, tais como Pixinguinha, Cartola e Noel Rosa. O espetáculo apresenta ainda a origem do samba – incluindo o primeiro samba gravado - passando pela marchinha, o choro, e finalizando com o carnaval. O evento também contará com a participação especial do grupo Sossego.
“O espetáculo musical terá uma hora e meia de apresentação, eu juntamente com o grupo que compõe o Caçula do Pandeiro, utilizaremos da música, dos gestos para narrar e contar a história do nosso grandioso samba. O evento está imperdível e é inédito”, disse o músico.
Segundo o músico, o espetáculo é totalmente cuiabano. “Toda vez que vêm eventos do samba para Cuiabá, sejam grupos do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o meu espetáculo é todo apresentado por pessoas da terra”, disse. Ele ainda disse que as pessoas sempre perguntam se ele é carioca ou paulista. “Eu sou do rio, rio Cuiabá, rio Coxipó, que não deixa de ser do rio”, descontraiu.
O Caçula ainda destaca que os mato-grossenses deveriam valorizar mais a cultura do Estado. “Existem tantos artistas que têm a vontade de aplicar projetos sociais nas comunidades, mas que infelizmente só tem a força de vontade porque não tem o material de trabalho, muitos precisam do incentivo das forças maiores”, finalizou.

Nenhum comentário: