sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ações da Igreja Católica.


Papa nomeia irlandês como bispo de Guiratinga.


O anúncio foi feito por Bento XVI um dia antes do natal, principal comemoração do calendário católicoAgência Vaticano Segundo informou hoje a Santa Sé, Bento XVI nomeou os bispos das dioceses brasileiras de Campo Mourão (Paraná) e Guiratinga (a 331 quilômetros ao sul de Cuiabá). Para a diocese de Guiratinga, Bento XVI nomeou como bispo o padre Derek John Christopher Byrne, SPS (Sociedade Missionária de S. Patrício), consultor da diocese de Juína (Mato Grosso).

Nascido em Dublin (Irlanda) a 17 de janeiro de 1948, padre Derek é bacharel em artes e filosofia pela University College Cork e cursou teologia no ST. Patrick’s College. Foi ordenado sacerdote no dia 9 de junho de 1973 na Sociedade Missionária de São Patrício.Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Derek esteve no Brasil de 1973 a 1980, quando atuou na paróquia de Cotia, da arquidiocese de São Paulo.

De 1980 a 1990, esteve em Nova Jersey (EUA); de 1990 a 2002, foi membro do Conselho Geral da sua congregação, na Irlanda; em 2004, trabalhou na paróquia da Castanheira, na diocese de Juína.

Já para a diocese de Campo Mourão, que estava vacante, o Papa nomeou como bispo o padre Francisco Javier Delvalle Paredes. Natural de Isla Pucu (Paraguai), padre Francisco nasceu a 3 de dezembro de 1942, fez curso superior de Filosofia e Pedagogia na Argentina e de Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba.

Formou-se também em Espiritualidade, Teologia Bíblica, Pastoral Catequética, Teologia Bíblica e Metodologia de Ensino Religioso. Como sacerdote, foi reitor do Seminário menor São José, em Campo Mourão, responsável diocesano da Animação e Ação Missionária, coordenador diocesano da Catequese, professor no Seminário de Filosofia, entre outras atribuições. Era administrador diocesano desde janeiro de 2008.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns padre DEREK J BYRNE, tive a felicidade de conher a excelente pessoa, o trabalho por ele realizado na cidade de Castanheiraa-mt.Obrigado Reni Junqueira