domingo, 7 de dezembro de 2008

Veja e reveja as maravilhas do Pantanal!





A maior planície alagável do mundo é um lugar desconhecido dentro e fora do país.



Encontrar onça é raridade. Quando alguém vê uma delas, a notícia corre rápido que nem veado-campeiro e é tema certo das rodas de tereré.


O Pantanal é que nem onça. Aparece em novela, ressurge aqui e ali em documentários. Mas quase ninguém o viu cara a cara. A exceção são os pescadores, categoria sempre mobilizada quando o tema são águas habitadas por presas fartas. Para os que não usam caniço, porém, a maior planície alagável do mundo, é um lugar desconhecido.


Fora do Brasil, ainda é pior: as pessoas nem sequer ouviram falar a seu respeito. Tem o tamanho da -Grã-Bretanha, mas é como se não existisse. Tem 124 tipos de mamífero, 463 espécies de aves, 177 versões de répteis e mais de 3500 plantas de todas as cores, mas é como se fosse terra devastada. Tem quase 4 milhões de jacarés, mas não há quem abra a boca para falar de sua existência.
Na cheia, seus caminhos ficam cobertos de água; na seca, as vazantes viram campos secos, os corixos desaparecem, as referências somem. Forasteiro sem guia é cidadão perdido para sempre nesse mundo mutante — e, no entanto, espantosamente belo, tão amplo, luminoso, ruidoso e quieto, que só mesmo ao vivo, como olhar a onça nos olhos.
Por todas as razões já mencionadas, só existe um tipo de turista que chega ao Pantanal: o melhor deles. O que foi mais fundo, o que googlou com mais desvelo, o que tem menos medo de arriscar, o que tem maior ânsia de descoberta.


É esse tipo de gente (sim, ele existe!) que vem sustentando o ainda novo e frágil turismo da região que está na hora de você incluir nos seus planos.
Veja Fotos de Pantanal

Nenhum comentário: