sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESPEREI 40 ANOS POR ESTA HONRARIA!...


Fundador da UFMT, ex-governador Pedro Pedrossian recebe hoje título de Doutor Honoris Causa.

Fundador de três universidades, Pedrossian diz ter fundado universidades “para gerar o inconformismo.'
10/12/2010 - 10:47:00

Pedro Pedrossian diz hoje: ‘mais importante que abrir fronteiras agrícolas, colonizar, é descolonizar as mentalidades, e isso só se faz pela educação’

Aos 82 anos, três vezes governador – a primeira, de 1966 a 1971, do “gigante” Mato Grosso pré-divisão –, Pedro Pedrossian recebe hoje o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ele fundou há 40 anos.

Desde que a visão comprometida por uma oclusão ocular levou-o a um acidente doméstico em que quebrou o fêmur, Pedrossian recusa convites para festas e homenagens. Não para esta da UFMT. “Esperei quarenta anos por essa honraria”, diz um emocionado Pedrossian ao falar com exclusividade para o Diário na última terça-feira.

Ao lamentar que limitações físicas – até mesmo seu discurso de agradecimento pelo título honorífico será lido pelo ex-reitor Gabriel Novis Neves – não permitam que prolongue sua visita “para ter tempo de abraçar tantos amigos queridos”, Pedro Pedrossian dá mostra de que o senso político segue aguçado: “Abraço-os e agradeço a todos através do nosso Diário de Cuiabá”, desincumbe-se.

Fundador de três universidades – as hoje federais de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, mais uma estadual, com sede em Dourados (MS) – Pedro Pedrossian diz ter fundado universidades “para gerar o inconformismo”. Com o atraso, com o subdesenvolvimento e com a dependência. “Nunca é cedo demais ou muito tarde para investir em Educação”, diz.

Nenhum comentário: