sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Defensoria Pública em ação!...


Mato Grosso: Defensoria participa de debate internacional sobre Direito Agroambiental.
Teve início nesta quarta-feira (01.12), em Cuiabá, a IV edição do Congresso Internacional de Direito Agroambiental. É uma iniciativa do grupo de pesquisas JusClima e do programa de mestrado em Direito Agroambiental da Faculdade de Direito da UFMT, contando com o apoio de diversas Instituições. Ao todo, mais de 20 conferencistas de renome internacional discutirão o assunto até essa sexta-feira (03.12), no auditório da FIEMT.

A Defensoria Pública de Mato Grosso foi uma das parceiras e participará do evento, considerando a relevância dos temas inseridos no rol de atuação da Instituição. Exemplo disso é a prática jurídica ambiental que será debatida em conjunto com outros profissionais, dentre eles o Defensor Público do Núcleo Fundiário, Rogério Borges Freitas.

Para o Defensor Público e mestrando em Direito Agroambiental, Márcio Dorilêo, ‘um evento desse porte privilegia ações de formação e multiplicação do conhecimento sobre temas de interesse de todos os povos do planeta’, disse.

“A proteção do Meio Ambiente configura uma das mais importantes missões institucionais da Defensoria Pública que, como se sabe, está incumbida da defesa jurídica das camadas mais vulneráveis da sociedade, principalmente àquelas que não têm asseguradas as políticas públicas essenciais para uma existência digna, nos moldes contemplados pela Constituição Federal da República. Daí a importância para o estado de Mato Grosso sediar um acontecimento dessa envergadura”, argumenta Dorilêo.

O evento prevê uma intensa programação que abordará a proteção do Meio Ambiente em tempos de mudanças climáticas globais, a emergência do Direito Ambiental e sua interação com o Direito Agrário e Indígena, no contexto da Amazônia Legal.

Veículo: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Nenhum comentário: