sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais um pouquinho sobre a Reforma Ortográfica...


Aula de Português, ou melhor, de Língua Portuguesa!...

Meus queridos alunos e alunas!...


O tema da nossa aula de hoje é “Reforma Ortográfica”:

A partir deste ano (2009), entrará em vigor a reforma ortográfica que tornará a Língua Portuguesa um idioma único em todo o mundo.Essa reforma afetará menos de 2% do português falado no Brasil, portanto, não será difícil memorizá-la.
Então, vamos lá...

a) O TREMA deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados. Ex.: conseqüência não será mais a forma correta, mas consequência.Müller - por ser nome próprio, permanecerá.

b) Não se usará mais o HÍFEN:- quando o segundo elemento começar com S ou R, pois, ao invés do hífen, essas letras serão duplicadas. Ex.: anti-semita, não será mais a forma correta, mas antissemita; contra-regra, não será correta, mas contrarregra.Exceção: Só não mudará quando os primeiros elementos terminarem com R: Ex.: hiper-requintado; inter-resistente; super-rancoroso.

c) Não se usará mais o HÍFEN:- quando o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Ex.: extra-escolar, não será mais a forma correta, mas extraescolar; auto-estrada, não será mais a forma correta, mas autoestrada.

d) Não se usará mais o ACENTO CIRCUNFLEXO:- nas 3ª pessoas do plural do Presente do Indicativo, ou do Subjuntivo dos verbos: “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. Assim, crêem, dêem, lêem vêem, não serão mais as formas corretas, mas creem, deem, leem veem.

e) Não se usará mais o ACENTO CIRCUNFLEXO:- em palavras terminadas em hiato OO. Ex.: enjôo, vôo, não será mais as formas corretas, mas enjoo, voo.

f) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:- em palavras terminadas em “eia” e “oia”. Ex.: idéia, jóia, não serão mais as formas corretas, mas ideia, joia.

g) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Ex.: feiúra, viúva, não será mais as formas corretas, mas feiura, viuva.

h) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:nos poucos verbos em que há a letra “u” tônico depois de “g” e “q”, antes de “e” ou “i”. Ex.: verbo averiguar – averigúe – não será mais correto, mas averigue;verbo arguir - argúem – não será mais correto, mas arguem;verbo apaziguar – apazigúem – não será mais correto, mas apaziguem.

i)O alfabeto terá 26 letras:A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.

j) Nessa Reforma Ortográfica, só o português lusitano (aquele falado em Portugal) teve mais mudanças.
Desaparecerão o “c” e o “p” de palavras em que essas letras não são pronunciadas. Ex.: acção - acto - adopçãoação - ato - adoção.
k) No português de Portugal, houve mudança na grafia:


Será eliminado o “h” de palavras como “herva” e “húmido”, que serão grafadas como no Brasil: erva e úmido.

E, para que a REFORMA ORTOGRÁFICA não o apanhe desprevenido, mantenha estes lembretes sempre à mão.
Em caso de dúvidas, visitem o site da SCRITTA e mantenha-se sempre atualizado nas questões referentes à nossa Língua Portuguesa: http://www.scrittaonline.com.br/

Nenhum comentário: