quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Museu Solar Monjardim.


Saiba mais sobre o Solar Monjardim:

O prédio ocupado pelo Museu Solar Monjardim é o único exemplar da arquitetura rural existente na ilha de Vitória. Construído no final do século XVIII, passou a ser habitado pelo capitão-morAutoridade que, numa cidade ou vila, comandava a milícia chamada ordenanças. Francisco Pinto Homem de Azevedo, no início do século XIX.

Com o casamento de D. Ana Francisca Maria da Penha Benedito Homem de Azevedo, filha do capitão-morAutoridade, com José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim, a propriedade passou à família Monjardim.

A propriedade foi ocupada pelos membros da família até 1940, quando o prédio foi tombado pelo IPHAN, sendo considerado um dos melhores exemplares da arquitetura rural do litoral sudeste do Brasil.

O prédio abrigou o Museu Capixaba e o Museu de Arte e História até a década de 1960. Em 1980, após obras de recuperação, o museu foi reaberto com o nome de Museu Solar Monjardim, e o acervo foi direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.

Hoje é administrado pela 21ª Superintendência do IPHAN-ES.

Localização: Av. Paulino Muller, s/n - Jucutuquara - Vitória - ES
Visitação - Horário: 3ª/6ª 10h/16h
Da antiga fazenda da família Monjardim restou apenas uma parte de seu agradável jardim e a casa grande.

Restaurada, ela conserva objetos de época, como as onipresentes escarradeiras, e móveis originais, como a cama do então Barão do café e os utensílios da cozinha - o cômodo mais rústico da casa, de piso de terra, onde só os escravos entravam.

Monitores bem-treinados guiam o visitante e contam boas histórias do local.

Data: Século XVIII

Nenhum comentário: