segunda-feira, 31 de março de 2008

O Planeta Terra em discussão...

Encontram-se reunidos em Bangcoc, na Tailândia, especialistas em mudança climática do mundo todo que, sob a presidência do Secretário da Convenção Marco da ONU sobre Mudança Climática, o holandês Yvo de Boer, pretendem traçar um "Mapa de Caminho" para as próximas negociações sobre tão importante e delicado assunto. Depois destes cinco dias de trabalho intensivo, a representação se reunirá em Copenhague, na Dinamarca, em Dezembro/2008 e, se reunirá outras vezes, tantas quantas forem necessárias, em data e local previamente marcados.
O objetivo principal deste evento é concretizar acordos já firmados em dezembro/2007, na Indonésia, onde representantes de 190 países, sob forte tensão, expuseram e debateram questões ambientais de alta relevância, buscando firmar um novo pacto global contra a mudança climática antes de 2009.
Nesse evento (2007), quando tudo parecia entravado ante a intransigência americana de não ceder às recomendações firmadas para o novo pacto global, o holandês, Yvo Boer, tomado de forte emoção, chorou copiosamente.
Essas conversações da Conferência realizada em Bali, em 2007, chegaram a termo quando os Estados Unidos, inicialmente arrogante e irredutível, finalmente, cederam e aceitaram firmar compromissos de reduzir suas atividades provocadoras de emissão de gases poluentes.
Em Bangcoc, Yvo Boer, está bastante otimista, afiançando que, neste encontro, o clima é de paz, tendo certeza de que os objetivos propostos avançarão.

Nenhum comentário: