quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SERYS MARLYYYYYYYY...É GENTE NOOOOSSA!


Serys é primeira mulher a presidir Senado e Congresso.

Laura Nabuco

Mesmo tendo perdido a disputa por uma vaga como deputada federal nas eleições deste ano, a senadora Serys Marly (PT) tem a oportunidade de entrar para história do Brasil como a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional, o terceiro cargo mais importante da República. A petista é uma das 55 mulheres entre os quase 600 deputados e senadores do país.

Para a cientísta política Graziela Testa, a presença dela é um fator simbólico importante. "Não é que um homem não possa representar os interesses de uma mulher, ele pode, mas nunca vai conseguir representar a perspectiva feminina", explica. O Brasil é o penúltimo colocado no ranking sulamericano de participação feminina na política. Aqui, as mulheres representam apenas 9% dos cargos eletivos, mais que 30% a menos do que na Argentina, primeira colocada.

Serys, que é segunda vice presidente do Senado e do Congresso, assumiu o posto depois que o atual presidente, José Sarney (PMDB), se afastou devido a problemas de saúde, e o vice, Marconi Perillo (PSDB), saiu do cargo para disputar o governo de Goiás. "É uma responsabilidade muito grande e um trabalho sério. Temos que estar muito atentos para as relações políticas, porque elas têm que ser de confronto, mas um confronto com generosidade", conta Serys.

Nenhum comentário: