terça-feira, 23 de junho de 2009
Pai tem obrigação de prover o sustento de suas filhas.
Pai deve comprovar falta de condições para minorar pensão alimentícia
Para o reconhecimento da paternidade basta a certeza trazida pelo exame de DNA e, conseqüentemente, a fixação de alimentos é devida, obedecendo ao critério da necessidade do alimentando em relação à possibilidade do alimentante. Com esse entendimento, foi negado recurso impetrado por um pai contra duas filhas, representadas pela mãe, que conseguiram em Primeira Instância o reconhecimento da paternidade e a fixação de pensão alimentícia. A decisão foi mantida pela Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A sentença original foi sobre os autos da ação de investigação de paternidade com pedido de alimentos movida contra o apelante, cuja sentença julgou procedentes os pedidos, fixando a pensão em um salário mínimo para cada uma das filhas. Aduziu a defesa que o apelante não possuía emprego e que sustentava outros quatro filhos. Requereu minoração da pensão em meio salário mínimo para cada filha.
Destacou o relator, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que o exame de DNA apresentado foi inquestionável quanto à paternidade e, acerca do valor das pensões arbitradas, ressaltou que testemunhos apresentados pelas apeladas demonstraram claramente que o apelante é corretor de móveis e imóveis, possuindo quitinetes de aluguel e veículo para o transporte de passageiros, além de duas casas.
Nos autos ainda foram acostados documentos do Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran-MT) constando veículos em nome do apelante, além de comprovação de que é funcionário público municipal, recebendo mais de R$ 4 mil por mês. Destacaram os julgadores que o apelante não produziu qualquer prova, sequer documento ou testemunha arrolou, cingindo-se apenas no seu depoimento. Os votos unânimes foram firmados pelos desembargadores Leônidas Duarte Monteiro, como revisor, e Sebastião de Moraes Filho, como vogal.
Fonte: TJMT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Doutorinha!
estou passando para lhe mandar um beijo e dizer que adorei teu blog. já está nos meus "favoritos".
Sobre o teu "post" de hoje, para nós que lidamos diariamente com tantas injustiças, tanto de pais como maes para com seus filhos, gostariamos de criar uma varinha de condão, para que os problemas dessa tamanha gente, em um "plim plim", acabasse num instante, porém, a realidade é outra, e, em nossa atividade diária, faremos o possível para que sempre prevalesça a JUSTIÇA!
com carinho..
Lud. (super estagiária)!
Ok! Minha Super Estagiária!...Obrigada por visitar o 'nosso' BLOG. É um bom incentivo para prosseguir neste trabalho que amo tanto! Besitos Mil.
Postar um comentário