segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ovídio Baptista da Silva, aclamado jurista nacional, falece em Porto Alegre, aos 80 anos de idade.

Faleceu em Porto Alegre/RS, nesta madrugada, um dos principais doutrinadores do Direito Processual Civil brasileiro: o aclamado Dr. Ovídio Baptista da Silva. O sepultamento será realizado às 18h, no cemitério São Miguel e Almas.

Desde o lançamento da primeira edição da Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, o autor, um dos maiores ícones do Direito nacional, teve participação efetiva no Conselho Editorial do periódico, com a publicação do seu artigo “Direito Material e Processo”.

Hoje, às vésperas de o periódico comemorar o seu sexto ano, lamentamos a perda deste estimado amigo e admirado intelectual pátrio.

Em sua atuação como doutrinador, advogado e professor, seja no campo científico, seja no âmbito da opinião sempre formadora e vívida, Ovídio Baptista da Silva apresentou, de modo simultâneo, o rigor e a ponderação que ao próprio Direito são inerentes.

Dentre as mais recentes doutrinas publicadas pelo autor estão:
- Advocacia de Tempos de Crise (RMDCPC ed. 28)
- Réquiem para a Tutela Preventiva (RMDCPC ed. 24)
- Da Função à Estrutura (RMDCPC ed. 22)
- A Jurisdictio Romana e a Jurisdição Moderna (RMDCPC ed. 19)
- Execução Obrigacional e Mandamentalidade (RMDCPC ed. 17)

Na próxima edição da Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, o autor será centralmente lembrado, neste momento em que a sua obra se faz perene.

Os Editores


Fonte: Ag. Magister

Nenhum comentário: