sábado, 27 de junho de 2009

Proteja-se das cãibras...


Afinal, bananas combatem as CÃIBRAS?...

Como os músculos ficam naturalmente contraídos no inverno, crises podem se tornar mais frequentesNinguém está livre da incômoda dor da cãibra. Ela vem quando menos se espera, até mesmo durante o sono. Segundo médicos, diversas causas podem estar relacionadas, desde uma alteração no balanço entre a quantidade de sódio e potássio nas células musculares até a fadiga do músculo ou mudanças hormonais, como no caso das mulheres grávidas.

– Às vezes, porém, não conseguimos encontrar uma causa específica. Até algumas medicações podem provocar cãibras como efeito colateral. Medicamentos para controlar o colesterol, por exemplo, podem dar dor muscular – afirma o ortopedista Luís Fernando Machado.

O especialista diz ainda que o frio destes meses do ano faz com que ocorram mais crises de cãibra.

– No inverno, os músculos ficam naturalmente mais contraídos. Como a cãibra é uma contração muscular, em geral, ocorre mais nessa época. Mesmo outros problemas ortopédicos acabam sendo mais frequentes, como artrite e tendinite – exemplifica.

Gestantes e atletas amadores são os alvos preferidos do problema. As grávidas pelas alterações hormonais, e os atletas pelo fato de fazerem exercícios sem o preparo físico adequado.

– Esportistas profissionais têm melhor condicionamento e, por isso, menos tendência a sofrer de cãibra – diz Machado.

A solução, quando a dor surge, é tentar alongar a região para vencer a contração do músculo.

– Eventualmente, caso a dor seja grande, é possível tomar um relaxante muscular.

Para quem tem dores frequentes, ele recomenda que um especialista seja procurado.

– É preciso investigar a causa exata para poder saber como evitar.


Verdades e mentiras sobre as cãibras:


TOMAR BASTANTE ÁGUA AJUDA A EVITAR A DOR
Verdade. De acordo com médicos, o ideal é que quem pratica esportes se mantenha hidratado durante os exercícios. A ingestão de bebidas isotônicas também é recomendada.
GESTANTES SÃO MAIS PROPENSAS A SOFRER COM CRISES DE CÃIBRA
Verdade. As mulheres grávidas estão mais suscetíveis às dores devido à ação dos hormônios, que sofre alterações durante a gestação, segundo os especialistas.
ESPORTISTAS PROFISSIONAIS TÊM MUITAS CRISES DE CÃIBRA
Mentira. Atletas profissionais costumam ter um bom condicionamento físico e, por isso, as cãibras são menos frequentes.
APENAS DURANTE EXERCÍCIOS FÍSICOS É POSSÍVEL TER AS DORES
Mentira. A cãibra pode aparecer a qualquer hora do dia, até mesmo durante o sono. Nesse caso, os médicos recomendam que o paciente tente alongar a região afetada.

Nenhum comentário: