sábado, 27 de junho de 2009

Analisando as crianças.


Teste comportamental mostra ganhos da criança em habilidades matemáticas.
Nicholas Bakalar
The New York Times

Um simples teste comportamental, de cinco minutos, para crianças, no ínicio do jardim da infância, pode prever significativos ganhos em habilidades matemáticas ao longo do ano, conforme foi descoberto por pesquisadores.

Claire Cameron Ponitz, associada de pesquisa na Universidade da Virginia, comandou um grupo que testou 343 crianças com a tarefa "Cabeça, Ombro, Joelho e Pé", na qual uma criança realiza o contrário de um comando vocal (por exemplo, a resposta correta para "toque seus pés" seria tocar sua cabeça). Pontuações mais altas, segundo os pesquisadores descrevem na edição de maio de "Developmental Psychology", indicam maior habilidade de controlar e direcionar o próprio comportamento - uma habilidade essencial para o sucesso no estruturado ambiente de uma classe do jardim da infância.

Aqueles com pontuações mais altas no teste, realizado no outono, no geral, atingiram notas maiores em todas as áreas durante a primavera. No entanto, os ganhos significativos em relação às outras crianças ocorreram apenas em matemática, sem maiores lucros no aprendizado da alfabetização ou do vocabulário.

O que os pais devem fazer? "Sabemos que a constância e a livre oportunidade da criança controlar seu próprio comportamento ajudam no desenvolvimento de habilidades de autorregulação", disse Ponitz. "Realizar jogos como farol vermelho, farol verde, ou complementar consequências para a violação de regras familiares - esses se mostraram os fatores relacionados à autorregulação na infância".

Nenhum comentário: