sexta-feira, 11 de abril de 2008

Liceu Cuiabano comemorou 128 anos de existência!


O Colégio Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, criado pela Lei nº 536, de 03 de dezembro de 1.879, foi fundado no dia 07 de março de 1.880, pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Rufino Enéas Gustavo Galvão, então Barão de Maracaju, comemorou 128 anos de ensino e dedicação ao povo cuiabano.


Criado durante o Segundo Império, esse Colégio se destinava, inicialmente, à educação da elite, das famílias ilustres, sempre prezando pela qualidade de ensino, oferecendo aos seus alunos o atual Ensino Fundamental, o atualmente chamado Curso de Admissão, Curso Ginasial (Ensino Médio) e Curso Científico, o pré-vestibular; além disso, era oferecido aos alunos o ensino de quatro idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.


Antes de funcionar no seu prédio atual, o Liceu Cuiabano tinha sua sede onde, hoje, funciona o "Ganha Tempo", mudando-se, depois, para o local da Agência Central dos Correios e, finalmente, para a sua sede na Avenida Getúlio Vargas.


Segundo informações cedidas pelo historiador Moisés Martins, a construção do prédio onde, hoje, funciona o Liceu Cuiabano, cuja inauguração se deu no dia 04 de outubro de 1.944, coube à Fundação Coimbra Bueno, de Goiás, que trouxe para Cuiabá, o Engenheiro Cássio Veiga de Sá que, também foi responsável pela construção das antigas sedes da Residência do Governador e do Tesouro do Estado. Ao ser inaugurado o Liceu Cuiabano, o Dr. João Ponce de Arruda exercia o cargo de Secretário Geral do Estado de Mato Grosso, que se encontrava sob Intervenção de Júlio Muller, na Presidência de Getúlio Vargas.


Dentre os ex-alunos do Liceu Cuiabano há personalidades ilustres, tais como: Eurico Gaspar Dutra (ex-Presidente da República), Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Proª Dunga Rodrigues, Governador Frederico Carlos Soares de Campos, Governador Carlos Gomes Bezerra, Governador Dante Martins de Oliverira, Governador Júlio José de Campos, Governador Jaime Veríssimo de Campos.


No quadro de Professores, destacamos: Cesário Neto de Figueiredo, João Crisóstomo de Almeida, Isaac Póvoas, Nilo Póvoas, Maria Dimpina Lobo Duarte, Demétrio de Souza, Francisval de Brito, Ayda Siqueira, Gastão Muller, Rafael Rueda, Paulo Henrique Villá, entre outros.


O Professor Francisco de Assis Ferreira dos Santos é o atual Diretor desse Colégio e vê a necessidade da criação de um Centro de Memória para arquivo de toda a sua história, que demanda ao século XVIII, sob pena de se extraviarem muitos documentos.

4 comentários:

Tânia Defensora disse...

Oi Tica!
Tem mais uma pessoa ilústre para acrescentar nessa lista de ex alunos do Liceu: Regina Bom Despacho Viegas de Pinho, minha mãezinha. Infelizmente ela não se lembra mais que estudou lá.
Lindo post. Adorei.
Beijoca

Sebastiana Gaíva disse...

Taninha...feliz em registrar sua passagem por aqui. Há muitos cuiabanos conhecidos que são ex-alunos do respeitável Liceu Cuiabano. Saudações para sua mãe e melhoras a ela. Besitos a você, minha querida! Obrigada pela visita!

glauce disse...

Olá! dei uma passadinha aqui por causa das fotos do Liceu, gostaria de saber mais estou participando de um projeto que pretende escrever a histótia dele, caso vcs tenham fotos quanto mais antiga melhor, comentários email de pessoas que estudaram lá tudo é bem vindo.Fiquei feliz em ver pessoas de Campo Grande por aqui sou de lá estou Cuiabana a 4 anos....qualquer coisa enviem para glauce.silvaaraujo@gmail.com
Abraços!

cfd disse...

vivo no paraná atualmente. mas o maior orgulho da minha vida e ter estudado nesse magnifico colegio.