quarta-feira, 9 de abril de 2008

Especial Meio Ambiente: Ecologia no dia-a-dia.


Várias Empresas já oferecem produtos e equipamentos que prometem agredir menos o planeta. Eis alguns exemplos:


Detergente: A Ypê tem um projeto socioambiental com a SOS Mata Atlântica, que já plantou 200 mil árvores em Campinas, São Paulo. Diz que, em suas fábricas, toda a água proveniente dos processos de produção é tratada, purificada e reutilizada.
Sacola de Compras: Alguns supermercados, como o Pão de Açúcar, vendem sacolas retornáveis para os clientes que não querem levar sacos plásticos.
Multiuso: A Cassiopéia produz materiais de limpeza 100% naturais, sem derivados de petróleo. Eles podem ser comprados na forma concentrada e o próprio consumidor os dilui quando para uso, o que economiza embalagens plásticas.
Tábua de carnes e talheres: A Tramontina garante que a madeira de seus produtos vem de áreas de reflorestamento.
Carne: A Friboi e a Swift têm carnes de boi consideradas orgânicas. Segundo as empresas, o boi é alimentado em pastos adubados sem pesticidas, em fazendas que seguem a lei florestal.
Achocolatado orgânico: A linha Viver, do Carrefour, tem alimentos industrializados orgânicos. Há achocolatado em pó, café e tipos de chá livres de agrotóxicos.
Embalagem de papel: As caixas de bombom da marca Garoto agora têm um selo verde. Ele garante que o papel não é feito com árvores de desmatamento.
Guardanapo: Todo o papel produzido no Brasil vem de áreas de reflorestamento, mas só algumas marcas, como a do Extra e a do Pão de Açúcar, informam isso na embalagem.
Armários: A madeira da Todeschini vem de áreas de reflorestamento.A empresa diz que, para cada árvore cortada, outras quatro são plantadas.
Geladeira: Os compressores da Bosch e da GE usam gases refrigerantes, que não afetam a camada de ozônio, nem contribuem para o aquecimento global.
Lixo: Lojas como a Etna e a Tok & Stok vendem lixeiras prontas para a separação do material reciclável. Elas têm quatro compartimentos, para metal, vidro, plástico e papel.
Saco de lixo: As marcas Dover Roll e Embalixo já oferecem plástico biodegradável. Sua decomposição começa dois meses depois que o saco vai para o depósito.
Filtro de cerâmica: A Stéfani diz que a argila de seus filtros é retirada de rios das fazendas da empresa, sem agredir o meio ambiente.A madeira usada para queimar cerâmicas é de áreas de reflorestamento.
Suco de laranja: Os sucos da linha Maraú, da Milani foram os primeiros orgânicos do país. Além disso, as garrafas de vidro são 100% recicláveis.
Frutas e Legumes: A linha Taeq do Grupo Pão de Açúcar tem alimentos orgânicos. Há frutas, legumes e até saladas prontas.
Cafeteira Italiana: Não precisa de filtro de papel. Além de diminuir o volume de lixo, economiza água porque é mais fácil de lavar que os filtros de pano.

2 comentários:

Tânia Defensora disse...

Que post interessante Tica e útil.
Uma amiga blogueira dona do Consciência Coletiva fez uma postagem sobre o plástico.
Abs

Sebastiana Gaíva disse...

Oi, Taninha!...Estou adorando suas visitas...servem de incentivo para eu me tornar uma autêntica blogueira! Besitos