quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PARA COMBATER AS SUPERBACTÉRIAS!...


Brasil restringe venda de antibióticos para combater avanço de superbactérias.
Rio de Janeiro, 28 out (EFE).-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impôs, nesta quinta feira, novas regras para a venda de antibióticos como forma de combate ao avanço das superbactérias, entre elas a KPC, que causou 18 mortes este ano em Brasília.

As novas regras da Anvisa começaram a valer nesta quinta-feira, depois que foram publicadas no Diário Oficial da União.

A regulamentação estabelece que as farmácias só poderão vender antibióticos aos pacientes que apresentem a receita médica original com selo e número de registro do médico, que será retida pelo farmacêutico para que não possa ser usada novamente.

As novas normas, incluindo várias orientações aos médicos que receitam antibióticos, buscam reduzir o que o Ministério da Saúde qualificou como consumo exagerado e injustificado desses remédios, que pode ajudar a aumentar a resistência das bactérias aos medicamentos.

Segundo o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a retenção da receita médica impedirá "um problema que hoje é muito sério, que é a automedicação e o uso abusivo e indiscriminado de antibióticos".

Os especialistas da Anvisa, convocados na semana passada para buscar medidas que ajudem a combater o avanço de bactérias resistentes a antibióticos, já tinham definido o uso obrigatório de álcool para a higiene das mãos dos médicos e enfermeiros em todos os hospitais públicos e privados do país.

As medidas buscam especificamente conter o avanço da bactéria conhecida como KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), que tem uma extraordinária resistência aos antibióticos e pode causar de pneumonias a fortes infecções internas.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, só neste ano foram registrados 135 casos de infecção por esta bactéria no Distrito Federal, 70 no estado de São Paulo, 12 em Minas Gerais, 18 na Paraíba, sete em Pernambuco, quatro em Goiás e três em Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia.

As secretarias regionais de Saúde contabilizaram nos últimos meses 24 mortes causadas pela KPC no estado de São Paulo, 18 em Brasília e uma em Pernambuco.

Em um recente pronunciamento, Temporão pediu tranquilidade à população e esclareceu que a infecção pela bactéria está restrita a ambientes hospitalares e a pacientes com o sistema imunológico debilitado.

O ministro acrescentou que as medidas da Anvisa permitirão que a situação seja controlada.

Nenhum comentário: