quarta-feira, 2 de junho de 2010

POETA BRASILEIRO BRILHANDO NO VELHO MUNDO!...


Ferreira Gullar conquista Prêmio Camões.

Divulgação

O Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua portuguesa, foi concedido, neste ano, ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, anunciou nesta segunda-feira o Ministério da Cultura de Portugal. ”É para um grande homem da lusofonia que o Prêmio Camões rende homenagem”, declarou em coletiva à imprensa a ministra portuguesa de Cultura, Gabriela Canavilhas.

Nascido em São Luís, no Maranhão, no dia 10 de setembro de 1930, José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar, é “poeta, dramaturgo, cronista e tradutor, considerado entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes na atualidade”, disse Canavilhas. A ministra falou ainda da importância de “sua atividade cívica e política, como cidadão e autor”.

Ferreira Gullar publicou sua primeira coletânea de poemas em 1949. Dentro da Noite Veloz e Poema Sujo, da década de 1970, figuram entre suas obras mais famosas. Neste fim de semana, Gullar marcou presença no Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, onde falou sobre sua obra, sua relação com o movimento concretista e o tempo da literatura – que ninguém pode controlar.

O Prêmio Camões, de 100.000 euros, foi criado em 1988 por Portugal e Brasil para homenagear autores lusófonos que tenham contribuído para enriquecer o patrimônio cultural e literário de língua portuguesa. O prêmio foi outorgado antes aos portugueses Antonio Lobo Antunes (2007) e José Saramago (1995), ao brasileiro Jorge Amado (1994) e ao angolano Pepetela (1997).

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: