sexta-feira, 18 de junho de 2010

BELA E SANTA CATARINA!...


Manifestação marca dia contra a violência a idosos.

Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação de conscientização da violência contra os idosos.

Navegantes/SC (Na foto, vê-se a Igreja de Nossa Senhora dos NAVEGANTES).


Com faixas escritas: "É dever de todos prevenir a ameaça de violação dos direitos dos idosos", "Também é violação quando o idoso é tratado de forma desumana", entre outras, cerca de 200 pessoas fizeram uma manifestação na manhã de terça-feira (15), em Navegantes/SC, para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Em apitaço, os 13 grupos da terceira idade e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram uma caminhada em manifestação, que iniciou em frente ao ferry boat, se estendeu pela Avenida João Sacavem e terminou em frente ao Paço Municipal. Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Regina Correa, o objetivo foi fazer com que a comunidade conheça o instituto dos idosos e possa respeitá-los.

O intuito da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

No Brasil, o índice de violência contra idosos, segundo dados do ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos aumentou a ponto de hoje ser encarado como um grave problema de saúde pública. "Orientamos às pessoas que observem como vivem os idosos ao seu redor. Muitas vezes, o próprio idoso não tem coragem de denunciar sua agressão, então é importante que outras pessoas que vejam essa agressão denunciem", observou a secretária, lembrando que muitas vezes ainda a agressão acontece em casa.


Veículo: Jornal O Atlântico
Estado: SC


Imprimir

Nenhum comentário: