quarta-feira, 2 de junho de 2010

Novas alterações na Lei de Execução Penal.


CCJ da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei nº 1090/2007.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou hoje, dia 1º de junho, o Projeto de Lei 1090/07, de autoria do Deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que altera a Lei de Execução Penal para regulamentar a atuação da Defensoria Pública.

Pela primeira vez, a Lei de Execução Penal passará a tratar da atuação da Defensoria Pública nessa matéria.

O Projeto fomenta a prestação de serviços de assistência jurídica, integral e gratuita, pela Defensoria Pública, dentro e fora dos estabelecimentos penais.

Está prevista também a necessidade de prestação de auxílio estrutural, pessoal e material à Defensoria Pública, em todas as unidades da Federação, a inclusão da Defensoria Pública na lista de órgãos da execução penal, além de reservar espaço próprio à Defensoria Pública dentro dos estabelecimentos penais.

De acordo com o Defensor Público Rodrigo Roig, “a Defensoria Pública deverá atuar dentro dos estabelecimentos penitenciários, implementando Núcleos Especializados de Execução Penal. O projeto prevê, ainda, a legitimidade da Defensoria Pública para provocar a análise judicial de diversos direitos, de forma individual ou coletiva, visando uma rápida e efetiva justiça executivo-penal”.

O relator da matéria foi o Deputado Mauro Benevides (PMDB/CE) que, além de assegurar uma tramitação rápida, requereu a inversão da pauta para agilizar a votação na sessão de hoje.

O projeto agora seguirá para sanção presidencial.


Veículo: ANADEP
Estado: DF

Nenhum comentário: