sábado, 19 de junho de 2010

Manifestações no funeral de Saramago.


A escritora, Nélida Piñon no funeral de José Saramago.

'Senti primeiro a perda do amigo', diz Nélida Piñon no funeral de Saramago
A escritora representa a Academia Brasileira de Letras na cerimônia.

Vitor Sorano

Entre 15 mil e 20 mil pessoas, segundo a organização, visitaram hoje o funeral de José Saramago em Lisboa, que começou por volta das 16h e segue até a meia-noite. Por volta das 19h, a fila que chegou a ter cerca de 300 pessoas já tinha se desfeito.

A escritora brasileira Nélida Piñon, representando a Academia Brasileira de Letras, chegou por volta das 19h40. "Eu senti primeiro a perda do homem, o amigo. A obra já estava no bolso e no coração", disse. Segundo Nélida, Saramago estava eleito para sócio-correspondente da academia, mas não chegou a tomar posse. "Nós o amávamos e penso que ele também nos amava . Ele reside no coração dos brasileiros e alarga o horizonte da língua."
"Tínhamos uma relação muito próxima, muito cordial. Era uma pessoa encantadora", diz António Del Rio, um dos 14 irmãos de Pilar del Rio, a mulher de Saramago. "Nos vimos pela última vez há cerca de 8 meses. Discutimos a evolução do ser humano e a união entre a cibernética e a bioquímica, sobre até onde iríamos", disse ao G1.

Saiba mais:

Atores da Globo interpretam trecho de 'Ensaio sobre a cegueira'

Repercussão: escritores, amigos e personalidades comentam a perda

A ausência do presidente da República, Cavaco Silva (PSD), foi sentida. Perguntado sobre o porquê da ausência ex-presidente Mário Soares (do PS) disse: "Perguntem a ele. Ele é que tem que responder." O conselheiro de Estado e ex-presidetne do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que Cavaco Silva estava presente "espiritualmente", embora não "fisicamente". "O presidente se pronunciou por uma mensagem. Acho que é mais importante que a sua presença." O primeiro-ministro José Sócrates, do PS, esteve presente.

Amanhã o funeral de José Saramago deve ser retomado às 9h e seguir até as 11h. Ao meio-dia, o corpo segue para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado. Prevê-se que parte das cinzas fiquem em Azinhaga do Ribatejo, onde o escritor nasceu, e parte em Lanzarote, onde vivia e morreu. A decisão final, porém, ainda não foi tomada pela família.

Nenhum comentário: