domingo, 10 de janeiro de 2010

O MAIOR 'SHOW' DA TERRA: A CORRIDA DE REIS EM CUIABÁ!



A Corrida de Reis - a maior corrida de rua do Centro Oeste brasileiro - já se transformou num evento amplamente esperado por milhares de pessoas. Tudo se transforma numa grandiosa festa para saudar o início de um NOVO ANO!...Além do efeito competitivo, a população se veste de alegria e aproveita, mesmo, para festejar!

Ednilson Aguiar/Secom-MT
DO RMTONLINE


Marco Joseph, da Tanzânia, venceu a Corrida de Reis 2010, em Cuiabá, e conquistou o bicampeonato na prova. O atleta já havia vencido a corrida no ano passado. Em segundo lugar chegou o brasileiro Franck Caldeira. Já no feminino a vitória foi da queniana Kipkoech Pasalia Chepkorir.

A chuva no início da manhã não atrapalhou os planos dos 10 mil atletas que participaram da 26ª edição da Corrida de Reis pelas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Pelo contrário, serviu para amenizar o calor e refrescar o clima durante os 10 quilômetros da prova. A largada aconteceu na Avenida Doutor Paraná, que dá acesso à ponte Sérgio Motta.

Às 8h15, foi dada a largada para o pelotão de elite masculino. A ponte foi tomada por atletas profissionais e anônimos, que "pintaram" de amarelo a ponte. Nos primeiros três quilômetros, Franck William tentou se distanciar, mas logo foi alcançado pelos africanos e pelo compatriota Franck Caldeira.

Na metade da prova, Marco Joseph, Franck Caldeira, Nicholas Kiprutto Koech (Quênia) e o etíope Tekalegn Tebelu Abebe dividiam a liderança. Foi por volta do Km 6 que a prova foi decidida, com Joseph se distanciando do pelotão da frente e Franck Caldeira tentando manter-se próximo do líder.

Quando deixou a Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e chegou à Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Marco Joseph já desempenhava um ritmo forte e abria vantagem para o segundo colocado. Depois, foi só manter as passadas largas até cruzar a linha de chegada na Praça das Bandeiras. Franck Caldeira chegou em segundo; Clodoaldo Gomes da Silva, em terceiro; Tekalegn Tebelu Abebe, em quarto; e Luis Fernando Almeida de Paula, em quinto.

No pódio

Franck Caldeira ficou satisfeito com o resultado. "Acompanhei o máximo que pude. O segundo lugar é positivo", disse. O atleta brasileiro já tem no currículo o título de campeão da Corrida de Reis em 2008, além de ter vencido a Corrida de São Silvestre (2006) e a Maratona Masculina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

Classificação

Masculino

1º - Marco Joseph (Tanzânia)
2º - Franck Caldeira (Brasil)
3º - Clodoaldo Gomes da Silva (Brasil)
4º - Tekalegn Tebelu Abebe (Etiópia)
5º - Luis Fernando Almeida de Paula (Brasil)

Feminino

1º - Kipkoech Pasalia Chepkorir (Quênia)
2º - Zeineba Hasso Hayato
3º - Maria Zeferina Baldaia (Brasil)
4º - Sueli Pereira Silva (Brasil)
5º - Cruz Nonata da Silva (Brasil)

Nenhum comentário: