sábado, 20 de setembro de 2008

Homenagem ao 'imortal' Silva Freire.


Estudantes `soltam pipas` com poemas de Silva Freire.
Divulgação

O Circuito Cultural Setembro Freire, evento que divulga a literatura mato-grossense a partir da obra de Benedito Sant'Ana da Silva Freire, chega ao ápice de suas comemorações amanhã, data em que se estivesse vivo, o poeta – nascido em Mimoso (Terra de Rondon) – completaria 80 anos. A partir das 13h, será realizada uma programação na Escola Municipal Floriano Bocheneke, em homenagem a Silva Freire. As comemorações na rede municipal de ensino não se limitou apenas ao mês de setembro. A programação com as escolas começou ainda no mês de agosto, por meio da realização de oficinas do projeto Escola da Família (uma realização da Unesco e Secretaria Municipal de Ensino) com o livro "Bugrinho, que menino é esse?", que retrata a vida do homenageado e o surgimento do Silva Freire escritor.
Divulgação
A obra, escrita pela doutora em psicologia, Daniela Freire (filha do poeta), será lançada no próximo dia 27, durante a programação do Circuito no Sesc Arsenal. A programação do sábado comemora também os dois anos de atividades alusivas ao Projeto Escola da Família. Localizada no Bairro Parque Atalaia, os alunos da Floriano Bocheneke apresentarão atividades inspiradas na obra de Freire, tais como a "Sala de Cinema", com vídeo e animação de fotos produzidas durante oficinas de fotografias desenvolvidas junto às escolas da rede municipal de ensino e um festival de pipas produzidas na oficina do projeto, chamada "O Céu com papel".
Quem comparecer à escola poderá, ainda, conferir a apresentação de um jogral coreografado com palavras do poema "Presente", quando alunos declamarão usando parangolés oiticiquianos e de uma peça teatral integrada por estudantes do projeto e produzida por oficineiros inspirados também na obra de Freire.
A próxima programação do evento ocorrerá no dia 24, no Tribunal de Contas do Estado (TCU), quando será inaugurada a Biblioteca que levará o nome do poeta.
Assessoria/MidiaNews

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Tia!

Penso que as homenagens à Silva Freire são merecidas...
Ele foi um artista e intelectual sensível e competente! Soube "dar o seu recado", digamos assim...
Temos que valorizar os talentos de nossa terra!

Beijos!!

Adriana Catelli

Sebastiana Gaíva disse...

Oi, Adriana! Estou em falta com você!...Deixa sempre comentários no meu blog, aliás, no 'nosso blog', pois sem a participação de outras pessoas, eu nada conseguiria! Obrigada e...VOLTE SEMPRE! Besitos.